domingo, 22 de maio de 2016

Estação Ferreira - Sábado de estudos

           Na manhã deste sábado, 21 de maio de 2016, voluntários e colaboradores do Movimento pela Restauração da Estação Ferreira deslocaram-se até a edificação histórica para levantamentos preliminares, estudos de uso e destinação futura da área.


A visita de integrantes do Movimento à antiga estação foi programada 
para que todos os interessados conhecessem a edificação e o espírito do lugar.



ACESSO AO INTERIOR DA ESTAÇÃO


          Com atenção e muito cuidado, considerando o estado precário de algumas partes da edificação, os voluntários ingressaram no prédio conhecendo de perto o tamanho do desafio que é restaurar aquele bem cultural cachoeirense.


VANDALISMO


         
          Infelizmente, da primeira visita realizada há duas semanas, foi possível identificar alguns pontos de vandalismo/depredação contra o prédio histórico durante este pequeno período de tempo. 

         Uma ação urgente será cercar toda a edificação, para impedir o acesso livre de pessoas que nada têm a ver com o futuro processo de restauro. Esta ação emergencial será iniciada, proximamente, com a viabilização de moirões, tramas, cadeados e arame farpado.




GRUPO REGISTRA SUA PRESENÇA


Uma das ações simbólicas, dos voluntários pelo restauro, foi
marcar com fotos a sua primeira presença formal na edificação.

      Da antiga plataforma, que recebia e embarcava gente e riquezas, o grupo marcou o compromisso: resgatá-la na sua história e importância.





       Do pavilhão, que era o depósito de riquezas que vinham e iam, o grupo marcou presença avisando aos espíritos do lugar: o silêncio que degrada vai ser substituído pelo som da vida.




      Da fachada principal, tendo em destaque a sala do telegrafista, o grupo marcou presença para mandar uma mensagem para o passado e para o futuro: a história de degradação do velho prédio vai acabar. 

   


VONTADE DE TRABALHAR


            Era apenas um momento de registrar presença. Mas a vontade de começar a trabalhar foi maior e algumas primeiras medições foram realizadas e registradas, permitindo assim dimensionar as necessidades que virão a partir de agora.


Parabéns aos que pegaram na trena!





ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA FERREIRA PRESENTE



          A Associação de Amigos da Ferreira esteve presente no encontro, para registrar sua confiança no trabalho que agora se inicia. O presidente Vilson da Silva e a Secretária Cibele Silva da Silveira acompanharam com interesse toda a movimentação e repassaram algumas informações sobre o prédio e seu entorno.



VEREADORES PRESENTES


        O vereador Sergio Franchini Moura e o vereador Presidente da Câmara Homero Tatsch também estiveram presentes. Franchini é antigo parceiro da Associação e Tatsch tem raízes familiares no local, no trabalho, na estação e na vida de Ferreira. 




Visita ao Pontilhão da Via Férrea



         O  que restou da passagem da via férrea, junto à estrada da Ferreira, foi um antigo pontilhão de pedra talhada, semi enterrado por trabalhos de terraplenagem do asfaltamento da estrada. No passado os veículos passavam sob o arco do pontilhão, enquanto os trens passavam por trilhos logo acima .





PONTE DO IMPÉRIO



       Logo adiante, cerca de 100 metros do prédio da antiga estação ferroviária, sobre o Arroio da Ferreira (popular "Ferreirinha") há uma ponte da época do império, de um arco somente, com técnica construtiva de pedra talhada em cunha fechando o arco, tendo também o brasão da família real portuguesa esculpido em alto relevo nos dois lados do monumento histórico.


            
Brasão Imperial em alto relevo



Detalhe do Brasão Imperial, ainda visível
         A estrada de ferro foi construída ainda sob regime imperial, sendo inaugurada em torno de 1890, pouco tempo depois da proclamação da república. O que nos intriga é que o novo regime republicano não se importou com aquela marca da monarquia que viajou aos nossos tempos, felizmente, incólume...







Clique no link abaixo para visualizar um
vídeo de 22 segundos, com vista aérea
da Estação Ferreira (Drone Eventos)




_______________________________________







3 comentários:

  1. Como eu gostaria poder estar aí ! Parabéns por mais este compromisso com o Patrimônio Histórico !

    ResponderExcluir
  2. Bhá, fiquei arrepiado, fico pensando que algumas horas serão poucas para visitar tanto patrimônio, sem contar que ainda quero abraçar aos amigos e amigas da Terra Sem Males.Parabéns e obrigado a todos e todas da equipe.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários, pessoal!

    Quando vierem até Cachoeira do Sul nos procurem para agendar uma visita à edificação, pois provavelmente ela estará cercada por motivos de segurança.

    Equipe de Voluntários

    ResponderExcluir