quinta-feira, 19 de maio de 2016

Paço Municipal - Acompanhamento do restauro

VOLUNTÁRIOS VISTORIAM OBRA DO PAÇO


          Na tarde de hoje, 19 de maio de 2016, um grupo de voluntários pela restauração do prédio do Paço Municipal visitou a obra em andamento.



          O motivo principal foi acompanhar o andamento dos trabalhos, especialmente os de preparação de implantação de rede de ar condicionado. Algumas considerações foram feitas relativos aos serviços que já encontram-se adiantados, porque há a necessidade de todo um cuidado que a edificação histórica e tombada exige.



RESTAURO DE ESQUADRIAS

       
       O momento atual é de restauro de várias esquadrias internas da edificação do Paço. O trabalho meticuloso de retirada de várias camadas antigas de pintura é a garantia de uma restauração cujo resultado é a volta da esquadria à sua condição original. 






ARQUITETA BIANCA NUNES CONTINUA
AÇÃO DE LEVANTAMENTO TÉCNICO

       A Arquiteta Bianca Nunes (à direita da foto acima), voluntária pelo Paço Municipal, continuou hoje o levantamento técnico de detalhes construtivos da estrutura de madeira do entrepiso. O trabalho profissional vai ser inserido na documentação da obra, como forma de levar para o futuro detalhes construtivos do prédio que não estavam consolidados em documentos gráficos ou eletrônicos (fotos abaixo).



     A Arquiteta Bianca já havia realizado o levantamento da estrutura de madeira do telhado principal, no pavimento superior, que foi a primeira a ser restaurada. Os telhados em nível menor não foram catalogados porque já haviam sido demolidos em intervenções passadas no prédio e substituídos por telhados de telhas de fibrocimento (que agora também foram removidos).




CONJUNTO ARQUITETÔNICO SE VALORIZA 



       No Centro Histórico da Praça Balthazar de Bem, a imagem vista da obra em andamento no Paço Municipal, a execução de restauro do Chateau D'Eau e a nova pintura da Catedral Diocesana são motivo de satisfação para nós cachoeirenses, especialmente para os voluntários que encararam a recuperação da ponte de pedra, quando alguns já a consideravam perdida para o rio Botucaraí. 



      Coincidência ou não, a partir da recuperação da velha ponte, muitas edificações históricas cachoeirenses, condenadas à condição vergonhosa de antigos escombros, romperam esta tendência e voltam gloriosamente à vida.

Parabéns Cachoeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário