terça-feira, 31 de maio de 2016

Paço Municipal - Visita técnica

Na manhã desta terça-feira, 31 de maio de 2016, arquitetos vistoriam
o andamento da obra de restauro da edificação do Paço Municipal




REVESTIMENTOS




           A constatação técnica é de que os dez anos de completo abandono da edificação do Paço Municipal e as constantes infiltrações de águas pluviais, além degradarem várias peças de madeira, favoreceram o aparecimento de insetos daninhos e também soltaram revestimentos de paredes ao ponto de inviabilizar, em alguns setores, o seu restauro. 

       Nestas situações o revestimento é substituído por argamassa em traço muito semelhante ao original. Diz-se "muito semelhante" porque não se consegue, hoje, o cal nas condições da época da construção e nem areias típicas daquele século. A areia retirada hoje dos rios vem com componentes orgânicos e químicos que alteram qualquer tentativa de recompor o traço original. 

        De qualquer maneira, para nivelar informações, a empresa DB de Caçapava do Sul/RS - especialista em argamassas, produziu especialmente para a obra de restauro do Paço Municipal um tipo de argamassa especifica para uso em revestimento de paredes antigas.

       Os revestimento externos de parede também terão o mesmo enfoque, projetando-se uma intervenção em que a área sujeita a restauro seja consideravelmente maior que a de reconstrução de um novo revestimento.








VÃOS E ESQUADRIAS INTERNAS


     Decidiu-se preservar os vão e as dimensões das esquadrias internas. O aspecto visual demonstra uma falta de uniformidade em fechamentos superiores de portas e vãos, situação esta gerada por anos de intervenção no prédio sem que houvesse o devido cuidado com este detalhe. Decidiu-se então pela manutenção dos vãos como estão, considerando já fazer parte da característica arquitetônica do prédio.



AR CONDICIONADO



        As tubulações de ar condicionado estão sendo instaladas pela empresa contratada. A fragilidade visível das antigas alvenarias, umedecidas pelo abandono diante da umidade de 10 anos, fez com que algumas intervenções nas alvenarias fossem maiores do que o determinado no projeto. A ação técnica da manhã de hoje dedicou-se ao cuidado que temos de ter com as intervenções necessárias no prédio histórico do Paço Municipal.  





____________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário