terça-feira, 17 de maio de 2016

Estação Ferreira - 1ª Reunião dos Voluntários

O Presidente da AMICUS, arquiteto Osni Schroeder, convidou
os voluntários da Ponte de Pedra e do Paço Municipal para uma
reunião na Casa de Cultura, ao fim da tarde de hoje.




PRIMEIRA REUNIÃO

         No final da tarde do dia 17 de maio de 2016, aconteceu a primeira reunião formal do movimento comunitário cachoeirense para restauração da Antiga Estação Ferroviária da Ferreira.

        A reunião aconteceu na Casa da Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, na sala da AMICUS (Associação dos Amigos da Cultura de Cachoeira do Sul).

        Compareceram voluntários interessados na preservação dos nossos bens culturais e históricos.







DENOMINAÇÃO DO MOVIMENTO
E ESCOLHA DOS COORDENADORES


          O movimento foi denominado MOVIMENTO PELA RESTAURAÇÃO ESTAÇÃO FERREIRA e será identificado pela logomarca abaixo:




Foram escolhidos, por unanimidade, os seguintes coordenadores:


Coordenador Geral: Arquiteto Osni Schroeder

Coordenadora Adjunta: Arquiteta Elizabeth Thomsen

Coordenador Adjunto: Adroaldo Borba




CALENDÁRIO DE REUNIÕES


         Foi marcado em caráter provisório, devendo ser ajustado à medida das disponibilidades do grupo de voluntários:

-  Reuniões semanais às terças feiras, das 17:30h às 18:30h,  na sala da                    AMICUS, na Casa de Cultura.
-  O canal http://pontedepedra.blogspot.com (administrado pelo voluntário Renato Thomsen) será o meio oficial de divulgação das imagens e ações desenvolvidas pelo movimento.





VISTAS AO CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO

         O convênio de mútua cooperação, firmado entre o Município de Cachoeira do Sul e a AMICUS, visando à restauração da antiga Estação Ferroviária da Ferreira foi informado aos presentes e está publicado na Página DOCUMENTOS deste blog da Ponte de Pedra. Também pode ser visualizado pelo link abaixo:




Fotograma: Drone Eventos



PLANEJAMENTO DE AÇÕES

         A seguir foram discutidas algumas ações planejadas para serem implementadas dentro da maior brevidade possível, que vão resumidas abaixo e com algumas decisões já tomadas:


1. LAUDO TÉCNICO: SITUAÇÃO FÍSICA DA ESTAÇÃO E ENTORNO

- Linha do tempo em fotos, avaliação técnica da degradação do prédio, análise de condições para restauro. (Este trabalho será desenvolvido pelos profissionais arquitetos e engenheiros do Movimento pela Restauração).


2. LEVANTAMENTO DA ÁREA

- Consolidar a titulação do imóvel, definir as dimensões da área, coordenadas, topografia, divisas e acessos.

- Ocupações regulares e irregulares. (Este trabalho será coordenado pela Arquiteta   Elizabeth Thomsen e Arquiteta Aline da Rosa).


3. LEVANTAMENTO CADASTRAL DO PRÉDIO DA ESTAÇÃO

- Realizar levantamento cadastral com definição de plantas, volumetria dimensões, cortes e memorial descritivo.

- Buscar apoio para a realização do levantamento cadastral (profissionais,   estudantes da Faculdade de Arquitetura UFSM e outros).

4.  CONSOLIDAR  O LEVANTAMENTO HISTÓRICO E FOTOGRÁFICO DO PRÉDIO DA ESTAÇÃO FERREIRA

- Buscar referências históricas e acervos fotográficos. (Trabalho a ser realizado pelo fotógrafo e blogger Renato Thomsen).


5. DEFINIR UTILIZAÇÃO FUTURA, DO PRÉDIO E DA ÁREA

- Trabalhos em estudo.


6. PROSPECTAR APOIOS LOGÍSTICOS E FINANCEIROS PARA VIABILIZAÇÃO TÉCNICA DO RESTAURO

- Foram sugeridas várias formas de buscar apoios, que serão discutidas a fundo posteriormente:

a. Promoção de apoio a marcas vinculadas à restauração da estação

b. Leis de incentivo à cultura

c. Patrocínios captados por lideranças cachoeirenses junto ao mercado

d. Buscar parcerias com entidades civis e militares.



7. ELABORAR PROJETO DE RESTAURO

- Concluídas as ações de fundamentação administrativa, técnica e financeira, autorizar a elaboração, por profissional arquiteto, os projetos necessários para a restauração da antiga estação.


8. PROJETO DE UTILIZAÇÃO PLENA DA ÁREA

- Elaborar projeto de utilização da área da antiga estação ferroviária e seu entorno, incluindo a antiga Ponte do Império no Arroio Ferreira, pontilhão de pedra semi-enterrado ao lado do asfalto da rodovia, projeto de turismo aproveitando o potencial turístico da Estrada da Ferreira, Balneário São Lourenço e outros.



Elizabeth Thomsen - Adroaldo Borba - Osni Schroeder - Flavia Tischler
Ione S. Carlos - Claiton Nazar - Marcia G. Heck - Thiago Cazarotto
Aline da Rosa - Lia C. B. Schlabitz - Bianca C. Nunes -
Eduarda Pavanatto - Renato F. Thomsen

________________________________


Ferreira
Eduardo Florence (2007)

"A Estação do Ferreira tinha 12 funcionários, fora os carregadores de pedras, de arroz, de telhas e de tijolos. Havia os agentes-chefes Mota e Dalmolim, o guarda-chaves e os telegrafistas. Como sempre acontecia nas estações férreas, a população do local fazia rapaduras e sonhos e vendia a cada parada dos trens noturnos e diurnos. A Ferreira possuía um clube, um armazém de secos e molhados, do Seu Pedro Ache, muitas casas, uma curva e uma ponte, o trem, que passava por uma ponte seca em direção ao S. Lourenço e uma linha morta onde dormiam os vagões, que era a alma do local. Na enchente de 1941, a água chegou até a gare, cobriu os trilhos e levou as ramas de arroz colhidas nas várzeas rio abaixo. Ferreira era forte e rica, mais forte que as colônias e que os povoados do sul, mas aos poucos foi diminuindo o movimento, as pessoas foram embora, os engenhos fecharam, o trem mudou seu rumo numa variante, a Olaria São Lourenço perdeu-se no tempo e poucos resistem para lembrar daqueles dias em que havia alguma esperança de que um trem fantasma ainda
possa, de novo, passar por lá".



-  O texto acima foi escrito pelo Dr. Carlos Eduardo Florence, cronista do Jornal do Povo, em 2007 e transcrito em 2012 no site Estações Ferroviárias do Brasil (link abaixo).


http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_uruguaiana/ferreira.htm




         "A Estação Ferreira foi inaugurada em 1885 no local denominado Passo D'Areia pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana, no seu segundo trecho construído, o Cachoeira-Santa Maria. Seu nome vem do arroio Ferreira, tributário do rio Jacuí, ao lado do qual a estação está situada. Em 1973 a estação foi desativada com a abertura da variante Ildefonso Fontoura-Pertile. Os trilhos foram retirados posteriormente. Sediou uma unidade sanitária da Prefeitura, mas hoje está abandonada."


________________________


O Jornal do Povo, edição de 16 de maio de 2016, publicou
reportagem sobre o Movimento pela Restauração (Link abaixo)

]LINK: Clique aqui


2 comentários:

  1. Contem comigo ! Gostaria de colaborar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Benvinda Suzana! Obrigado pelos comentários.

      Podes colaborar se inscrevendo como seguidora do grupo Amigos da Ponte de Pedra, no link abaixo, ao final da página (rodapé deste blog - "Participar deste Site").

      Também podes participar das reuniões na Casa de Cultura - Sala da AMICUS, todas as terças-feiras às 17:30hs.

      E ainda podes nos mandar teu e-mail, que será incluído em nossa lista de contatos. Você será atualizada das nossas ações em prol do patrimônio histórico de Cachoeira do Sul.

      atenciosamente,
      Equipe de Voluntários

      Excluir