terça-feira, 3 de maio de 2016

Reunião com o Prefeito e o Sub-Comandante do 13º GAC


REUNIÃO NO GABINETE DO PREFEITO


           A reunião desta tarde teve o objetivo de marcar o reconhecimento do Município de Cachoeira do Sul ao apoio prestado pelo Exército Brasileiro em ações comunitárias na nossa cidade, como o apoio a preservação de edificações de valor cultural (3º BECmb) e suporte em ações sociais e de saúde na comunidade cachoeirense (13º GAC).


        O Prefeito Neiron Viegas reuniu-se com integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, COMPAHC e o sub-comandante do 13º GAC, Tenente-Coronel Érico Peixoto. O comandante do 3º BEC Tenente-Coronel Guilherme Stagi Hossmann, também convidado, justificou o não comparecimento a um compromisso inadiável de última hora.




VISITA ÀS OBRAS DO PAÇO




       Após a reunião, todos os participantes seguiram para conferir o andamento das obras de restauro do Paço Municipal.


         O Prefeito Neiron Viegas, entusiasmado com o ritmo do andamento das obras, apresentou ao Ten Cel Peixoto alguns detalhes da edificação histórica em processo de restauração.







        Na visita guiada ficou registrado, inclusive, a destinação da sala específica para o COMPAHC, onde presentemente se retira o aterro realizado na década de 60 para, assim, reconfigurar o assoalho original daquele ambiente. A retirada do aterro de intervenção trouxe à luz um antigo patamar da porta original, que existia no lugar da primeira janela na rua Gabriel Leon.



ESQUADRIAS DETERIORADAS PELA AÇÃO DO TEMPO


         Destacam-se, nesta etapa da obra, a restauração e a recuperação das esquadrias externas e internas nos dois pavimentos da edificação.
  
        Segundo o Engº Guilherme Granzotto, da construtora contratada, Cachoeira do Sul esperou tempo demais para restaurar o prédio - especificamente as esquadrias de madeira, permitindo (na grande maioria delas) um estado avançado de deterioração que impede tecnicamente o seu pleno restauro, restando como única saída a reconstrução das mesmas nas suas conformações originais. 



REVESTIMENTOS INTERNOS DE PAREDES




        No pavimento superior, os revestimentos internos das paredes estão em fase final de execução, trazendo vida nova àquele ambiente. Uma das novidades da presente restauração é deixar um pano de parede aparente, sem revestimento, como forma de registrar a forma original dos antigos tijolos e suas argamassas originais de assentamento.




REGISTRO FOTOGRÁFICO NO TERRAÇO





        Uma fotografia do grupo no terraço do pavimento superior, marca a etapa de restauração do revestimento externo de argamassa, que apesar de apresentar sinais de ter sido trocado em passado recente, foi mantido na sua conformação, como forma de registrar para o presente e o futuro a intervenção realizada no prédio por uma geração anterior de cachoeirenses.



CLARABOIAS DA ANTIGA CADEIA REVIVIDAS

        Destacou-se também, na presença do grupo no terraço, a recuperação parcial de três claraboias que levavam a luz solar para o interior da cadeia e algumas das suas celas. Uma delas estava, inclusive, escondida sob a laje de sanitários e copa, construídos numa intervenção passada (anexo este devidamente demolido, antes do restauro). 

        
          A retirada deste anexo, construído posteriormente no pavimento superior do prédio do Paço Municipal, permitiu a reconfiguração original da iluminação natural vinda do teto da antiga cadeia (fotos acima e abaixo).




ENGENHEIRO GRANZOTTO

             O Engº Guilherme Granzotto, responsável pela empresa contratada, veio vistoriar a obra acompanhado da Arqtª Rosely Hachmann, ocasião em que definiram soluções técnicas requeridas pelo atual estágio da restauração.





RESTAURAÇÃO DE ESQUADRIAS


          A foto acima revela o trabalho meticuloso do restaurador Alexandre Pohlmann, retirando por indução térmica as diversas camadas de tinta sobrepostas em um antigo tampo de janela. 


        Um trabalho anterior de pesquisa, consolidou o levantamento cadastral de todas as esquadrias, definindo as passíveis de restauro parcial ou total e as que, devido ao péssimo estado de conservação, apresentavam a única saída de reconstrução.


ESTUDO DE CORES

         Ao final da visita técnica os integrantes do Movimento pela Restauração, a arquiteta da Prefeitura e os responsáveis pela empresa de restauro trocaram idéias sobre as nuances e tonalidades da nova pintura.


______________________________________





REFLEXÃO  





          Situações como esta nos obrigam a refletir porque a edificação histórica do Paço Municipal ficou tantos anos interditada, abandonada e também porque foi possível, através da movimentação comunitária cachoeirense e da sensibilidade do nosso Município, acharmos os meios de transformação deste prédio em motivo de orgulho para todos nós.

Arqtº Osni Schroeder
Presidente da AMICUS


Um comentário:

  1. Este prédio será a marca do que a união de esforços é capaz de fazer. Teremos, indistintamente, favoráveis e contrários, orgulho do resultado da ação que está salvando este patrimônio inestimável!

    ResponderExcluir