quarta-feira, 25 de maio de 2016

Estação Ferreira - 2ª Reunião

             Ao fim da tarde desta 3ª feira, 24 de maio de 2016, nas dependências da Casa de Cultura (Sala da AMICUS) ocorreu a 2ª reunião dos voluntários do Movimento pela Restauração da Estação Ferreira:




CERCAMENTO DA EDIFICAÇÃO

         Foram discutidas formas de viabilização do cercamento da área em volta da edificação. A meta é conseguir moirões, tramas e arame farpado para  execução de cercamento que impeça o acesso livre ao local.
        Decidiu-se solicitar, ao setor de Defesa Civil Municipal, a colocação de avisos de restrição de entrada e sobre a segurança precária da edificação na porteira de entrada da área cercada.



MADEIRAS DO IBAMA

       Foi comunicado o contato preliminar com a Superintendência do IBAMA, em Porto Alegre, que tem um programa de doação de madeiras apreendidas, para instituições de interesse público e sem objetivos de lucro. A AMICUS, entidade propositora do restauro já está providenciando a documentação para habilitação às madeiras necessárias para a obra de escoramento emergencial e futuro restauro.


LAUDO INDICATIVO DA SITUAÇÃO DO PRÉDIO



         Os trabalhos já foram iniciados no sábado que passou, com levantamento fotográfico e medições diversas. Tão logo o Laudo Técnico esteja concluído será encaminhado ao Município de Cachoeira do Sul, para conhecimento.


LEVANTAMENTO CADASTRAL



          Paralelamente ao levantamento da situação do prédio será elaborado o Levantamento Cadastral da edificação, que é o documento base para elaboração do projeto de restauro e análise pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Cachoeira do Sul (COMPHAC). 


BUSCA DE RECURSOS

         O voluntário Claiton Nazar discorreu sobre o estudo de eventual viabilização de recursos, via promoção de marcas de empresas vinculadas ao processo de restauração. Seria uma forma de financiamento privado do restauro, forma esta a ser desenvolvida pelo nosso parceiro do movimento. 





O Jornal do Povo, edição de 18 de maio de 2016,
publicou nota na seção 5 Minutos sobre a 1ª Reunião
do Movimento pela Restauração da Estação Ferreira.


Clique no link abaixo para acessar a Página JORNAIS:


____________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário