Ao fim da tarde desta 3ª feira, 24 de maio de 2016, nas dependências da Casa de Cultura (Sala da AMICUS) ocorreu a 2ª reunião dos voluntários do Movimento pela Restauração da Estação Ferreira:
CERCAMENTO DA EDIFICAÇÃO
Foram discutidas formas de viabilização do cercamento da área em volta da edificação. A meta é conseguir moirões, tramas e arame farpado para execução de cercamento que impeça o acesso livre ao local.
Decidiu-se solicitar, ao setor de Defesa Civil Municipal, a colocação de avisos de restrição de entrada e sobre a segurança precária da edificação na porteira de entrada da área cercada.
MADEIRAS DO IBAMA
Foi comunicado o contato preliminar com a Superintendência do IBAMA, em Porto Alegre, que tem um programa de doação de madeiras apreendidas, para instituições de interesse público e sem objetivos de lucro. A AMICUS, entidade propositora do restauro já está providenciando a documentação para habilitação às madeiras necessárias para a obra de escoramento emergencial e futuro restauro.
LAUDO INDICATIVO DA SITUAÇÃO DO PRÉDIO
Os trabalhos já foram iniciados no sábado que passou, com levantamento fotográfico e medições diversas. Tão logo o Laudo Técnico esteja concluído será encaminhado ao Município de Cachoeira do Sul, para conhecimento.
LEVANTAMENTO CADASTRAL
Paralelamente ao levantamento da situação do prédio será elaborado o Levantamento Cadastral da edificação, que é o documento base para elaboração do projeto de restauro e análise pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Cachoeira do Sul (COMPHAC).
BUSCA DE RECURSOS
O voluntário Claiton Nazar discorreu sobre o estudo de eventual viabilização de recursos, via promoção de marcas de empresas vinculadas ao processo de restauração. Seria uma forma de financiamento privado do restauro, forma esta a ser desenvolvida pelo nosso parceiro do movimento.
publicou nota na seção 5 Minutos sobre a 1ª Reunião
do Movimento pela Restauração da Estação Ferreira.
____________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário