Na manhã deste sábado, 21 de maio de 2016, voluntários e colaboradores do Movimento pela Restauração da Estação Ferreira deslocaram-se até a edificação histórica para levantamentos preliminares, estudos de uso e destinação futura da área.
A visita de integrantes do Movimento à antiga estação foi programada
para que todos os interessados conhecessem a edificação e o espírito do lugar.
para que todos os interessados conhecessem a edificação e o espírito do lugar.
ACESSO AO INTERIOR DA ESTAÇÃO
Com atenção e muito cuidado, considerando o estado precário de algumas partes da edificação, os voluntários ingressaram no prédio conhecendo de perto o tamanho do desafio que é restaurar aquele bem cultural cachoeirense.
VANDALISMO
Infelizmente, da primeira visita realizada há duas semanas, foi possível identificar alguns pontos de vandalismo/depredação contra o prédio histórico durante este pequeno período de tempo.
Uma ação urgente será cercar toda a edificação, para impedir o acesso livre de pessoas que nada têm a ver com o futuro processo de restauro. Esta ação emergencial será iniciada, proximamente, com a viabilização de moirões, tramas, cadeados e arame farpado.
GRUPO REGISTRA SUA PRESENÇA
Uma das ações simbólicas, dos voluntários pelo restauro, foi
marcar com fotos a sua primeira presença formal na edificação.
Da antiga plataforma, que recebia e embarcava gente e riquezas, o grupo marcou o compromisso: resgatá-la na sua história e importância.
Do pavilhão, que era o depósito de riquezas que vinham e iam, o grupo marcou presença avisando aos espíritos do lugar: o silêncio que degrada vai ser substituído pelo som da vida.
Da fachada principal, tendo em destaque a sala do telegrafista, o grupo marcou presença para mandar uma mensagem para o passado e para o futuro: a história de degradação do velho prédio vai acabar.
VONTADE DE TRABALHAR
Era apenas um momento de registrar presença. Mas a vontade de começar a trabalhar foi maior e algumas primeiras medições foram realizadas e registradas, permitindo assim dimensionar as necessidades que virão a partir de agora.
Parabéns aos que pegaram na trena!
ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA FERREIRA PRESENTE
A Associação de Amigos da Ferreira esteve presente no encontro, para registrar sua confiança no trabalho que agora se inicia. O presidente Vilson da Silva e a Secretária Cibele Silva da Silveira acompanharam com interesse toda a movimentação e repassaram algumas informações sobre o prédio e seu entorno.
VEREADORES PRESENTES
O vereador Sergio Franchini Moura e o vereador Presidente da Câmara Homero Tatsch também estiveram presentes. Franchini é antigo parceiro da Associação e Tatsch tem raízes familiares no local, no trabalho, na estação e na vida de Ferreira.
Visita ao Pontilhão da Via Férrea
O que restou da passagem da via férrea, junto à estrada da Ferreira, foi um antigo pontilhão de pedra talhada, semi enterrado por trabalhos de terraplenagem do asfaltamento da estrada. No passado os veículos passavam sob o arco do pontilhão, enquanto os trens passavam por trilhos logo acima .
PONTE DO IMPÉRIO
Logo adiante, cerca de 100 metros do prédio da antiga estação ferroviária, sobre o Arroio da Ferreira (popular "Ferreirinha") há uma ponte da época do império, de um arco somente, com técnica construtiva de pedra talhada em cunha fechando o arco, tendo também o brasão da família real portuguesa esculpido em alto relevo nos dois lados do monumento histórico.
Brasão Imperial em alto relevo
Detalhe do Brasão Imperial, ainda visível |
Clique no link abaixo para visualizar um
vídeo de 22 segundos, com vista aérea
da Estação Ferreira (Drone Eventos)
_______________________________________
Como eu gostaria poder estar aí ! Parabéns por mais este compromisso com o Patrimônio Histórico !
ResponderExcluirBhá, fiquei arrepiado, fico pensando que algumas horas serão poucas para visitar tanto patrimônio, sem contar que ainda quero abraçar aos amigos e amigas da Terra Sem Males.Parabéns e obrigado a todos e todas da equipe.
ResponderExcluirObrigado pelos comentários, pessoal!
ResponderExcluirQuando vierem até Cachoeira do Sul nos procurem para agendar uma visita à edificação, pois provavelmente ela estará cercada por motivos de segurança.
Equipe de Voluntários