quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Reunião no 3º BECmb

               Na tarde de hoje, 9 de janeiro de 2013, o comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, Tenente-Coronel Ronaldo Brancalione, assessorado pelo Major Paulo Henrique e pelo Sargento Vanderlei Rauber, recebeu integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal e representantes do Sr. Prefeito Municipal Neiron Viegas, que foram solicitar formalmente o apoio do Batalhão para obras emergenciais e de restauração naquele prédio histórico.


             O Cel Brancalione manifestou a intenção do 3º BECmb em participar na execução das obras de escoramento e recuperação, ressaltando a necessidade do estabelecimento de um convênio com o Município de Cachoeira do Sul, com vistas ao futuro restauro daquele bem tombado.

          A Coordenadora Geral do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, Arqtª Elizabeth Thomsen, agradeceu a manifestação de apoio do Comandante e ressaltou que a recuperação daquele prédio histórico, além de uma necessidade, expressa a vontade da comunidade cachoeirense que manifestou-se através de mais de 1100 assinaturas, apoiando o Movimento Voluntário.
         A Profª Ione Sanmartin Carlos, Chefe do Arquivo Histórico Municipal (acompanhada pela Assessora Técnica Maria Lúcia Mór Castagnino), fez um breve relato dos diversos usos do Paço Municipal ao longo dos seus 148 anos de história, justificando a mudança de denominação do Movimento, de Casa de Câmara e Cadeia para Paço Municipal.

 

       O representante da Prefeitura Municipal, Procurador Jurídico Dr. Leonel Slomp Gonçalves, acompanhado do advogado Dr. Rafael Rochembach, justificou a ausência do Sr. Prefeito Municipal Neiron Viegas, devido a um compromisso inadiável de última hora, ressaltando a determinação e a vontade da nova administração pela restauração do Paço Municipal.

        O Arquiteto Osni Schroeder, Coordenador Geral do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra e Coordenador Adjunto do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, com vista a um movimento futuro de restauração da Estação Ferroviária da Ferreira, entregou um ofício ao Cel Brancalione, solicitando a doação das telhas de barro que foram substituídas numa edificação do 3º BECmb, que são da mesma época das telhas da Estação Ferroviária de Ferreira.

      O Presidente do COMPAHC, Engº Civil Danilo Alves Cunha (acompanhado da secretária Ione Rosa e dos conselheiros Claiton Nazar e Mirian Ritzel), ressaltou a participação ativa da entidade que preside na iniciativa de restauração do Paço Municipal, saudando os apoios do Poder Executivo do Município e do 3º BECmb.
     
        O Sr. Hugo Reinaldo Filippini, presidente do Rotary Club de Cachoeira do Sul (gestão 2012/2013), encerrou a proveitosa reunião agradecendo o apoio técnico do 3º Batalhão de Engenharia de Combate a mais esta reivindicação da comunidade cachoeirense.
------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário