quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Projeto de Restauro do Paço Municipal a caminho

         Hoje,17 de janeiro de 2013, na reunião semanal do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal avançamos significativamente no objetivo de termos um projeto de restauração, que viabilizará a análise para posterior licenciamento pelo COMPAHC, além de possibilitar a busca de recursos externos para financiamento do restauro total daquele prédio histórico.
        O projeto de restauro é a base de futuras ações, assim como o projeto estrutural e seus complementares: elétrico, hidráulico, sanitário, de comunicação, de prevenção de incêndio, de ar condicionado, de acessibilidade, entre outros.

Presenças:

- Hugo R. Filippini
- Danilo Alves da Cunha
- Osni Schroeder
- Mirian B. M. Ritzel
- Maria Lúcia Mór Castagnino
- Renate S. Aguiar
- Ione Sanmartin Carlos
- Bianca da Cunha Nunes
- Ione Rosa
- Renato F. Thomsen
- Rafael Rochembach
- Neiron Viegas
- Jonas Friedrich
- Leonel Slomp Gonçalves
- Manuela Costa
- Felippe de Moraes
- Elizabeth Thomsen

       A Arquiteta Elizabeth Thomsen, Coordenadora Geral do Movimento, relatou reunião anterior com o Sr. Prefeito Municipal Neiron Viegas, em seu gabinete, onde foram discutidas alternativas para a viabilização do projeto de restauro do Paço Municipal. O Sr. Prefeito relatou a experiência de sucesso da cidade de Bagé, no restauro de várias edificações históricas com recursos externos, informando que na sua próxima viagem a Brasília/DF, no final deste mês, colocará este assunto na sua agenda de compromissos na Capital Federal

      A Arquiteta Manuela Costa, convidada pelo nosso Movimento, participou da reunião de hoje trazendo um portfólio de projetos de restauração elaborados por ela, apresentando sugestões e discutindo algumas considerações técnicas sobre o restauro do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.

      A Arquiteta Manuela Costa, que havia elaborado um projeto de restauração do Paço Municipal de Cachoeira do Sul para o seu trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios Históricos em 2004, mostrou-se entusiasmada com a iniciativa atual do Movimento pela Restauração daquela edificação. Ela tem a sua atividade profissional dedicada à elaboração de projetos de restauro de prédios históricos, como a Casa de Cultura de Vera Cruz/RS, o Convento de São Francisco na Bahia, entre muitos outros.

     Foi novamente discutida a destinação a ser dada à edificação do Paço Municipal que, num certo momento depois de ouvida a comunidade cachoeirense, será sugerida ao Sr. Prefeito Neiron Viegas para decisão.  
     Na parte final da reunião de hoje, esteve presente o Sr. Prefeito Neiron Viegas acompanhado do Procurador Jurídico Dr. Leonel Slomp Gonçalves, do Advogado Dr. Rafael Rochembach e do Assessor para assuntos do Paço Municipal, Jonas Friedrich.

     Foram discutidos com o Sr. Prefeito Municipal  alternativas para a contratação de um projeto de restauro, questão encaminhada no mesmo momento à Procuradoria Jurídica do Município para emissão de parecer sobre as formas sugeridas na reunião.
     O Sr. Prefeito Neiron Viegas reafirmou a intenção da atual administração em restaurar o Paço Municipal, e anunciou que convidará o Cel Ronaldo Brancalione Comandante do 3º BECmb para conhecer o prédio histórico e assinar um convênio de cooperação entre o 3º Batalhão de Engenharia de Combate e o Município de Cachoeira do Sul no sentido de colaboração técnica nas obras a serem efetuadas naquela edificação.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

CURIOSIDADES

      Foi decidido que no prédio do Paço Municipal será instalado, cumprindo os princípios de acessibilidade total, um elevador de pino hidráulico ou uma plataforma elevatória, para servir às pessoas portadoras de necessidades especiais no acesso ao pavimento superior, onde se pretende instalar o gabinete de eventos do Sr. Prefeito Municipal.

     A vistoria técnica desta semana, e a análise comparativa entre fotografias antigas do Paço Municipal possibilitou concluir que o prédio foi ampliado no passado, mantendo nesta ampliação o seu estilo neoclássico.

        O antigo Gabinete do Intendente e uma outra dependência nos fundos do prédio, localizada simetricamente oposta a ele na planta baixa, foram construídos provavelmente no início do século 20, quando foram instituídos politicamente os Intendentes para serem os administradores executivos da cidade. 
       Os detalhes (na alvenaria) quase imperceptíveis desta ampliação estão lá, na lateral direita do prédio histórico, como testemunhas das mudanças políticas ocorridas em nossa cidade (existe uma emenda retocada na parede entre a 4ª janela e a 5ª janela - além disso, a 5ª janela e a 6ª janela têm os arcos diferentes das outras quatro)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário