quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

REUNIÃO NA PREFEITURA

            
             A reunião de hoje, 24 de janeiro de 2013, do Movimento Pela Recuperação do Paço Municipal foi no Gabinete do Prefeito Municipal, contando com as presenças abaixo relacionadas:


-Ronaldo Brancalione -Vanderlei Rauber -Neiron Viegas -Mariana Carlos -Adroaldo S. Carlos -Jonas Friedrich
-Leonel Slomp Gonçalves -Hugo R. Filippini -Danilo Alves da Cunha -Osni Schroeder -Mirian B. M. Ritzel
-Maria Lúcia Mór Castagnino -Ione Sanmartin Carlos -André Fernando Müller -Claiton Fernando Nazar
-Bianca da Cunha Nunes -Ione Rosa -José Guterres -Renato F. Thomsen -Elizabeth Thomsen

            
           A Arquiteta Elizabeth Thomsen, Coordenadora Geral do Movimento, entregou ao Sr. Prefeito Neiron Viegas um abaixo-assinado (com cópia para o Cel. Ronaldo Brancalione) contendo 1.226 assinaturas de cidadãos Cachoeirenses solicitando o restauro do prédio histórico.

           Na reunião, o Sr. Prefeito Neiron Viegas formalizou ao 3º Batalhão de Engenharia de Combate, a solicitação de parceria na restauração do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.

         O Sr. Prefeito Neiron Viegas, ao entregar o documento para o Cel Ronaldo Brancalione, Comandante do 3º BECmb, ressaltou a importância da parceria proposta, considerando a permanente proximidade da unidade do Exército com a comunidade e suas demandas, os trabalhos prestados em muitas obras, com destaque para a recuperação da Ponte de Pedra sobre o Rio Botucaraí em 2011 e 2012.

        Ao falar na Ponte de Pedra, o Sr. Prefeito relembrou que na sua infância convivia muito com a ponte, porque a sua família acompanhava o pai nas atividades rurais que desenvolvia à época e a ponte era o caminho para o trabalho. Revelou um dado desconhecido: que num trecho adiante da Ponte de Pedra havia um pontilhão de ferro para ultrapassagem de um valão no mato do rio. Relatou que ele lembra, quando ainda era menino, que o pontilhão foi desmontado devido à interrupção da passagem de veículos, carroças e carretas por ali.

        O Comandante do 3º BECmb, Cel. Brancalione, agradeceu a proposta de parceria ressaltando o papel da Unidade Militar que comanda como parceira da comunidade Cachoeirense. E disse que vai acionar todos os meios possíveis para que o Batalhão de Engenharia de Combate seja mais uma vez colaborador na preservação dos bens históricos e culturais de Cachoeira do Sul. 

       A professora Mirian Ritzel leu para os presentes um documento antigo pesquisado, relatando a participação de um Major Engenheiro Militar, que participou ativamente dos trabalhos de demarcação e construção do prédio do Paço Municipal, em meados do século 19.

       O Sr. Prefeito Neiron Viegas informou que levará a Brasília/DF, um dossiê elaborado pelo Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, relatando a importância histórica do prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia e o estado de degradação física em que se encontra, planejando entregá-lo para a Ministra da Cultura Martha Suplicy, com vistas a angariar recursos para o restauro da edificação. 

       A coordenadora geral do Movimento Arquiteta Elizabeth Thomsen informou a degradação das telhas atuais do prédio do Paço, e da solução em encaminhamento que está sendo discutida, de colocar telhas novas, de dimensões muito próximas de comprimento, largura, arcos e inclinação. Ressaltou que a sugestão final do Movimento sobre as telhas será encaminhada para análise e decisão do COMPAHC.

      Após o final da reunião, os participantes foram convidados para, juntamente com o Sr. Prefeito Neiron Viegas e o Cel. Ronaldo Brancalione, registrarem em foto tirada na frente do Paço Municipal, a importância da reunião que praticamente sela a parceria com o 3º BECmb e confirma o apoio do Município de Cachoeira do Sul ao restauro e ao Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, que tem origem genuinamente comunitária.

Foto colorizada no início do século passado  -  fonte:  Museu Municipal de Cachoeira do Sul
--------------------------------------------------------------------------------------

       Num momento final da manhã de hoje, alguns integrantes do Movimento mostraram ao Cel. Brancalione vários detalhes internos e externos do prédio que será restaurado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA COMEÇA A DESOCUPAR O PRÉDIO DO PAÇO MUNICIPAL

        Integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, na saída da reunião de hoje no Gabinete do Sr. Prefeito Neiron Viegas, constataram que a desocupação do prédio, solicitada pelo COMPAHC e pelo Movimento finalmente está acontecendo, atendendo à determinação do chefe do Executivo.  A solicitação já havia sido enviada no ano passado pelo COMPAHC à Administração Municipal mas, infelizmente, não foi atendida na época. 

        Agora, a desocupação total, propiciará os trabalhos iniciais de escoramento estrutural e de recuperação do telhado, objeto de Termo de Ajustamento de Conduta - TAC firmado junto ao Ministério Público Estadual.  

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Imprensa
             O Jornal O Correio, edição de 25 de janeiro de 2013, publicou em destaque na capa e em reportagem na página 06 o teor da reunião entre o Sr. Prefeito Municipal, o Comandante do 3º BECmb e os voluntários integrantes do Movimento pela Restauração do Paço Municipal de Cachoeira do Sul. Esta matéria está disponível através do Link abaixo:


-------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário