quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A importância da Restauração do Paço Municipal

              
                    "A restauração do prédio conhecido como Paço Municipal de Cachoeira do Sul e que foi construído originalmente para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia, incluindo as dependências para a Justiça, é de suma importância para a comunidade  cachoeirense e de todo o Rio Grande do Sul, não somente pelo seu valor arquitetônico, mas especialmente pela significação política e administrativa que o Município de Cachoeira do Sul tem como o quinto mais antigo do estado, berço de muitos municípios que nele tiveram sua origem. 
                    Constitui-se nota digna de menção o fato de que existem raros exemplares de Casas de Câmara e Cadeia no Rio Grande do Sul; mais raros ainda são os casos de edificações com esta tipologia com uso pertinente à sua função original, como aconteceu com o Paço Municipal de Cachoeira do Sul, utilizado até sua interdição por setores da administração pública.
                     A localização do prédio, cuja inauguração ocorreu em  05 de agosto de 1865, é a Praça Baltazar de Bem, um dos principais pontos turísticos da cidade e dos mais reconhecidos conjuntos arquitetônicos do Estado, composto pelo Paço Municipal (1864), Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799) e o Château d'Eau (1925).
Foto: Robis Giuliani
                     O Paço Municipal é tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural  (COMPAHC) desde 1985 pela sua importância  histórica e arquitetônica, cuja  planta e obra coube ao construtor Ferminiano  Pereira  Soares, também responsável pela  construção inicial da Ponte do Jacuí.
                    A restauração completa do prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, ou Paço Municipal, favorecerá o fortalecimento da história do quinto município criado no Rio Grande do Sul, as ações culturais de difusão e sedimentação de sua tradição político-administrativa e também a revitalização do principal ponto histórico-turístico de Cachoeira do Sul."
                                                                                                                               Profª Mirian Ritzel

Foto: Renato Thomsen
---------------------------------------------------------------------------------------------

          Amanhã, dia 24 de janeiro de 2013, a reunião semanal do Movimento pela Restauração será no Gabinete do Prefeito Municipal e contará com a presença do Comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate - Cel. Ronaldo Brancalione que receberá solicitação oficial de cooperação do Sr. Prefeito Neiron Viegas. Os dois mandatários receberão cópias do Abaixo-Assinado com 1.226 assinaturas de cidadãos Cachoeirenses que expressam  a vontade de ver novamente este prédio histórico em seu estado original. 
           
            O Jornal do Povo Digital de 22 de janeiro de 2013 e o JP Impresso de 21 de janeiro de 2013, trazem reportagens sobre o trabalho de restauro que está em fase preparatória através do trabalho voluntário do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal de Cachoeira do Sul. Acesse estas notícias pelo Link abaixo:







Nenhum comentário:

Postar um comentário