terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

PAÇO MUNICIPAL - MUSEU NO PAÇO! (21/02/2017)

            A transferência do acervo do Museu Municipal Patrono Edyr Lima para as dependências da edificação histórica do Paço Municipal, após a finalização em breve do seu restauro, é algo tão natural que nem deveria haver questionamento.

Museu sem acessibilidade

            Conforme noticiado anteriormente neste Blog, a casa-sede do nosso Museu junto ao zoológico municipal necessita de reformas estruturais urgentes - sendo inclusive alvo de inspeção pelo Ministério Público Estadual. Obviamente, antes de executar as obras, o prédio deve ser totalmente desocupado - podendo então ser transferido para a edificação do Paço Municipal. Após a reforma, a Secretaria Municipal do Meio-Ambiente poderia se mudar para o prédio renovado, liberando assim o espaço ocupado junto à Prefeitura Municipal.

Paço restaurado, com rampas e elevador

           A edificação do Paço Municipal tem 150 anos. Sua arquitetura clássica tem muito mais a ver com a história, a cultura, a arte e não com repartições públicas cheias de divisórias. O Movimento pela Restauração começou há quatro anos e continua lutando pela sua preservação para o futuro. O financiamento de R$1.900.000,00 pelo BADESUL foi a única maneira de salvar o antigo casarão interditado da ruína. Na época havia um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) do Ministério Público cobrando o seu imediato escoramento emergencial e sua restauração sob pena de multa diária.  -  Não custa lembrar que, no passado, uma ONG cachoeirense se propôs a conseguir recursos na ordem de R$6.000.000,00 pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) para restaurar a edificação e até hoje não obteve resultados positivos.

Salas amplas, com pé-direito alto

          A localização do Museu Municipal no primeiro piso, juntamente com o Departamento Artístico que a Primeira-Dama Jussara Ghignatti pretende implantar no segundo piso da edificação do Paço Municipal, em frente ao Château d'Eau no Centro Histórico da Praça Balthazar de Bem, deve incentivar o turismo cultural em Cachoeira do Sul. Esta é uma aspiração da comunidade que tanto prima para preservar a sua identidade histórica.

Fotos:  Renato Thomsen



            O Blog HISTÓRIA DE CACHOEIRA DO SUL conta como iniciou o Museu Municipal Patrono Edyr Lima e sua situação nos dias atuais. Também ilustra as vantagens da transferência do seu rico acervo histórico para as instalações do Paço Municipal, após a finalização do seu restauro. - Link abaixo:




IMPRENSA

           O Jornal do Povo, na página 8 da edição de hoje, traça um raio-x da atual situação do Museu Municipal, assim como as indefinições sobre a sua reforma e eventual mudança.  - Link abaixo:





3 comentários:

  1. A hora é agora! O bom senso, a visão de futuro e a experiência estão dando a resposta: Museu no Paço já!

    ResponderExcluir
  2. Não acho que deva ter departamento artístico. Só museu e sala de exposições...

    ResponderExcluir
  3. Marô,

    Esta era uma ideia da nova Coordenadora da Cultura, Jussara Ghignatti. Mas de acordo com notícias na imprensa ela deve instalar seus projetos artísticos no antigo Bar América.

    Assim, se o Prefeito Sérgio Ghignatti decidir, as instalações do histórico Paço Municipal deverão ser destinadas a abrigar o acervo do Museu Municipal Edyr Lima e mais o salão superior para eventos especiais.

    ResponderExcluir