sábado, 25 de fevereiro de 2017

PAÇO MUNICIPAL - Carta aberta ao Prefeito (25/02/2017)



Carta para GG

por Marô Vieira da Cunha Silva Jornalista (jp@jornaldopovo.com.br)

É a hora de Cachoeira assumir que é um dos primeiros municípios criados no RS

"Do que tenho medo? De perder minha memória."
Fernanda Montenegro


Querido prefeito,

Acho que posso falar assim. Você é da família. Cresci ouvindo elogios sobre sua
pessoa vindos de meus pais. Pois essa é uma carta/pedido. Não quero ser mais
uma opinião, mas quero falar com você sobre o projeto de uma cidade. Que
projeto de cidade você quer? Essa que vivemos, baseada no agronegócio, que
depende de safras para esquentar a economia, ou uma cidade que reconhece as opções de crescimento que surgem, principalmente nesse momento de crise e de PIB brasileiro caindo cada vez mais?

Sei que falas sobre o "apertamento" da administração... mas veja bem, isso é
muito pequeno se o argumento ficar reduzido a esse detalhe. O Paço, se for
entregue à burocracia, irá perder a metade de seu encanto. Mas se ele for sede de um museu, não só municipal, mas regional, imagine o que isso poderia potencializar em crescimento econômico para nossa cidade e também para a tua administração que, com isso, poderá aumentar a arrecadação.

O turismo histórico é um dos mais procurados pelos viajantes. Assim como o de natureza (praias, serra, etc). Me parece que esta é a hora de Cachoeira assumir que é um dos primeiros municípios do estado e buscar a alternativa turística como fonte de renda para seus comerciantes (hotelaria, gastronomia, artesanato e outros). Minha proposta é a mesma de muitos que aqui já a defenderam: transformar o Paço no Museu de Cachoeira.

Existe coisa mais sofisticada e mais "vendável" do que isso? Toda aquela
arquitetura e aquele urbanismo catedral, praça, Château d'Eau e Paço a serviço do turismo?

No mundo, as pessoas viajam para conhecer e se reconhecer em paisagens do passado. Por que nós não podemos oferecer isso? Não estamos voltando no tempo. Estamos reagindo à destruição, ao descaso, à ignorância. Estamos sendo inteligentes e transformando nossos espaços em locais de visitação. Estamos nos apresentando como cidade que preserva sua memória e que tem autoestima.

Vamos nos unir por uma Cachoeira turística, para além da agricultura e da
pecuária. Vamos atrair visitantes. Estamos a 27 quilômetros da BR 290, na qual passaram, nesse verão, mais de 1,5 milhão de turistas, segundo a Polícia Federal. Vamos buscar esses viajantes. Oferecer uma estada com gosto de história. Além disso, podemos promover excursões. No início das cidades vizinhas, depois de um pouco mais longe e mais longe ainda, com o passar do tempo.

Assim fizeram muitas cidades que hoje vivem também de seu potencial turístico. Se uniram em torno de um projeto, na busca de novas oportunidades para seus habitantes.



Vamos trabalhar para isso?

Foto: Renato Thomsen  Texto: Marô Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário