quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

PAÇO MUNICIPAL - Acabamentos externos entram em fase final (09/02/2017)

            As pinturas externas, com tinta à base de silicato, encontram-se praticamente prontas - faltando apenas uma última demão em alguns detalhes e setores do prédio.




 NOVAS IMAGENS PARA O ANTIGO PAÇO

          Aos poucos se consolida a renovada imagem da edificação do Paço Municipal, nesta última fase de restauro. 

         A esmerada finalização da pintura de alvenarias e esquadrias externas nos transporta para a exata imagem que gerações passadas tinham do nosso bem histórico.

        Esta nova imagem premia a movimentação comunitária e do poder público no sentido de resgatar este tesouro cultural. Sem pudor, é hora de parabenizarmo-nos a todos.

       A belíssima integração da edificação do Paço Municipal, ao conjunto arquitetônico do Centro Histórico da Praça Balthazar de Bem, somando-se ao Château d'Eau e à Catedral, é de uma riqueza patrimonial que interfere nos sentimentos até dos mais insensíveis.

Foto:  Brasil Sul Drones




MURO DA ANTIGA CADEIA

     A coordenadora geral do movimento de voluntários Arq Elizabeth Thomsen e o Arq Osni Schroeder, Coordenador Adjunto, acompanham estes momentos finais da obra, fiscalizando detalhes que contarão a história da edificação, um deles o que sobrou do antigo muro da cadeia que ali havia, que será preservado na sua condição presente, praticamente sem intervenção.


JARDIM
Secretario Henrique Witeck,
Arquiteto, Urbanista, Paisagista e Biólogo

      As obras presentes de restauração também estão concentradas no jardim lateral de acesso à Prefeitura de Cachoeira do Sul, com a implantação de um belo projeto paisagístico.


        A preparação para pavimentação e acesso às pessoas com deficiência seguem o projetado, acompanhadas pelo Secretário do Meio Ambiente Henrique Witeck e pela bióloga Márcia Streck. Este apoio garantirá que as intervenções relatadas tenham perfeita harmonia com aquela área verde.






PAVIMENTAÇÃO DO PASSEIO PÚBLICO

Foto: Ione Sanmartin Carlos
       Chegaram as pedras de basalto regular lixado, que irão compor o revestimento do passeio público no entorno da edificação do Paço. O passeio anterior, de pedras irregulares (não original) foi removido.




ANTIGO REVESTIMENTO DE PISO DO PASSEIO PUBLICO


Os trabalhos atuais no passeio público tinham
um encontro marcado com os restauradores 

         Quando foi executada a remoção de raízes das árvores que haviam na parte fronteira ao Paço, descobriu-se um pequeno trecho de ladrilhos hidráulicos da antiga pavimentação sob a então existente, fato registrado anteriormente neste blog.

        Esta pavimentação antiga foi protegida provisoriamente. A primeira fase da restauração recém iniciava e os ladrilhos ficaram sob a calçada que estava sendo reconstituída. Imaginou-se que quando chegasse o momento atual de intervenção, se tomaria a decisão do como preservar a informação histórica que continha. 

       Considerando a impossibilidade técnica de incorporá-la ao passeio que será reconstruído agora (diferença insuperável de nível) optou-se por retirar dela um bloco representativo e incorporar esta peça histórica ao mostruário que se projeta para compor detalhes da construção original, que necessitaram ser removidos. 

      As fotos demonstram esta ação atual, que teve a participação ativa da Coordenadora Elizabeth Thomsen (foto acima)

          Então ocorreu mais uma agradável surpresa. Do passado, incorporado ao  bloco de ladrilhos hidráulicos descoberto, veio a base de assentamento que era uma pedra regular de Grês, muito provavelmente o tipo de pedra utilizada na primeira pavimentação do passeio público (foto abaixo).




Acabamentos internos estão adiantados





Fotos: Renato Thomsen    Texto: Osni Schroeder

Nenhum comentário:

Postar um comentário