segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ofício à Câmara

 Transcrevemos, abaixo, o ofício a ser enviado para o
Presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul:


          “ O Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, formado por um grupo de cachoeirenses que lutam pela preservação de nossas edificações históricas, trabalha atualmente para recuperar a originalidade da edificação do Paço Municipal.

          Na sua ação honorífica necessita apoio de instâncias públicas, como aconteceu na recuperação da Ponte de Pedra, onde a parceria da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal, entre outras, resultou na revitalização daquele bem público. A ponte histórica, que era um bem esquecido no mato do rio, hoje é um bem cultural declarado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural – IPHAE como patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul. 

        O objetivo atual é salvar a edificação do Paço Municipal, que foi berço e testemunha de decisões executivas e legislativas por muitos anos. Sua importância tem valores materiais, como sua localização e estilo arquitetônico e valores imateriais como as ações de vidas que ali forjaram nossa história comunitária.

       O restauro do Paço já avançou! O prédio, antes abandonado por obsolescência  e  falta de segurança, vive hoje a agradável realidade de ter um projeto de restauro aprovado e a busca de recursos para sua restauração.

      A Câmara de Vereadores, protagonista na recuperação da Ponte de Pedra, tem agora a oportunidade de mais uma vez perenizar uma parte da nossa história, aprovando o projeto de Lei, de origem do Executivo sobre a matéria.

     A aprovação legislativa do financiamento buscado pela Prefeitura Municipal junto ao BADESUL é uma necessidade legal. Sua aprovação revelará um somatório de forças em torno do Paço Municipal, que não é propriedade das passageiras administrações públicas que lá laboraram, mas sim do povo cachoeirense.  

     Por tudo isto, solicitamos apoio legislativo ao projeto comunitário de restauração do Paço Municipal, que entendemos, é uma obra que simboliza o tamanho da nossa grandeza como comunidade.”


 Coordenação do Movimento pela Restauração do Paço Municipal

___________________________________________________________


LINK:

O Arqtº Osni Schroeder, autor do texto acima, publicou em sua coluna
no Jornal do Povo - edição de 03/09/2013 - considerações sob o título
"Valores tangíveis e intangíveis" que refletem o pensamento e a missão do
Movimento pela Restauração do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.

Clique aqui, para acessar a Página Jornais





Nenhum comentário:

Postar um comentário