Presenças na reunião do dia 05:
Osni Schroeder - Hugo R. Filippini - Vanderlei Rauber - Danilo Cunha - Thiago F. Cazarotto
Mirian R. M. Ritzel - Jussara Garske - Bianca Nunes - Claiton Fernando Nazar
José D. Esber - Joaquim J. P. Fontoura - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen
O Engº Civil Danilo Cunha apresentou roteiro técnico para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que irá remover os tocos das arvores que foram cortadas, no passado, da parte fronteira ao prédio do Paço Municipal. O Engº Danilo sugere procedimentos de segurança para que a retirada não agrida ainda mais as condições físicas da fundação daquela edificação histórica.
O Sgtº Vanderlei Rauber discorreu sobre os trabalhos de escoramento da estrutura e restauração do telhado superior do Paço Municipal, sugerindo para o Movimento pela Restauração uma mobilização semelhante a da Recuperação da Ponte de Pedra, especialmente no que diz respeito a gastos emergenciais, extras, na execução desta primeira etapa da obra.
A Coordenadora Arqtª Elizabeth Thomsen fez um relato, detalhando os materiais de construção já adquiridos e estocados pela Prefeitura Municipal.
Decidiu-se aproveitar este tempo de espera da aprovação do financiamento, solicitado pelo Sr. Prefeito Neiron Viegas ao BADESUL, para realizar as obras iniciais com o apoio do 3º Batalhão de Engenharia de Combate (que possui larga experiência neste tipo de atividade e que, recentemente, recebeu treinamento sobre segurança no trabalho em altura promovido por técnico da Indústria Metal Mecânica SCREW, parceira do Movimento pela Restauração do Paço Municipal).
___________________________________________________
Reproduzimos, abaixo, o documento enviado pelo COMPAHC à Câmara Municipal de Vereadores,
justificando a importância histórica e cultural da restauração do prédio do Paço Municipal Cachoeirense:
_____________________________________________________________
"O conceito de patrimônio relaciona-se, portanto, aos bens valiosos, cultivados, conservados, cuidados e transmitidos, ou seja, torna-se patrimônio o legado ao qual é atribuído valor, num determinado contexto histórico.
Mas, o patrimônio cultural não é só o que é herdado. É, sim, o legado que, através de uma seleção consciente, um grupo significativo da população deseja transmitir ao futuro.
Existe uma escolha cultural subjacente à vontade de legar o patrimônio cultural às gerações futuras."
Ednalva Queiroz- coordenadora de Educação Patrimonial do IPAC/BA
Foto: Renato Thomsen ___________________________________________________________________________________________________ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário