quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A SOLENIDADE JUNTO À PONTE


       Dia 7 de dezembro de 2011 foi uma oportunidade única para a comunidade de Cachoeira do Sul conhecer detalhes da recuperação da Ponte de PedraE conferir a majestade deste monumento histórico!
     Inúmeras foram as manifestações de alegria pela sua recuperação, alguns pela primeira vez estando perto da nossa Ponte de Pedra e espantados com a sua grandiosidade.
     Foram momentos de muita harmonia e uma sensação de confiança na capacidade dos cachoeirenses.   
     A solenidade foi muito bem organizada pelo 3º BECmb e foi aberta pelo seu Comandante, o Ten.Cel. Marcus Vinicius Fontoura de Melo, que ressaltou suas preocupações e as conquistas na execução da mão de obra para recuperar a ponte.

      O Coordenador do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, Arquiteto Osni Schroeder, reafirmou que somente comemoramos a recuperação da ponte, porque houve o apoio da comunidade, do poder público e do Exército Brasileiro.

     O Prefeito Municipal, Dr.Sérgio Ghignatti também relatou a participação do poder executivo na recuperação da ponte, apesar de todas as dificuldades materiais. Saudou a participação do Exército através do 3º BECmb, desejando boas vindas ao novo Comandante Ten.Cel. Ronaldo Morais Bancalione, que assume em janeiro, no lugar do Ten.Cel. Marcus Vinicius Fontoura de Melo.

     Destaque-se a homenagem especial que foi feita pelos oradores, aos soldados que sempre estiveram na ponta da execução dos serviços, fazendo-o com muita responsabilidade e alegria.  Homenagem extensiva ao Sgtº Vanderlei Rauber, coordenador da mão de obra aplicada na ponte.
     Os presentes reconheceram este trabalho e os aplaudiram demoradamente. 
 --------------------------------------------------------------------------------------------------

PROPOSTAS APRESENTADAS NA SOLENIDADE, PELO
 GRUPO DE RECUPERAÇÃO DA PONTE DE PEDRA.
  

    1. CRIAÇÃO DO PARQUE MUNICIPAL AMBIENTAL DA PONTE DE PEDRA

    O Município tem de demonstrar o interesse público pela área da ponte e o seu entorno.
    Sugere o Grupo, a criação de um Parque delimitado pela mata nativa existente nas margens do rio Botucaraí, inicialmente a partir da ponte de concreto na RS 403 (estrada Cachoeira-Rio Pardo) subindo o rio até a Ponte de Pedra e ultrapassando-a na mesma distância entre as pontes, de maneira que a Ponte de Pedra esteja no ponto central do futuro Parque.
    Este Parque, além de área para o lazer, seria uma fonte permanente de preservação da flora e da fauna, fonte de pesquisa e de ensino, além de abrir caminhos para o desenvolvimento de potencial turístico para a nossa cidade.


    2. RESTAURAÇÃO

    Nosso próximo objetivo será recuperar os revestimentos das paredes e do piso da Ponte de Pedra. E para isso, necessitamos da continuidade da participação do Exército.
    Nesta ação, de forma muito presente, o COMPAHC será sempre consultado para as definições técnicas a serem implementadas no processo de restauração.
 

   3. VISTORIAS E CONSERVAÇÃO SISTEMATIZADAS NA PONTE DE PEDRA

   O Grupo propõe o estabelecimento de um convênio com o 3º BECmb - Comando Militar do Sul e o Município de Cachoeira do Sul, no sentido de que a unidade militar de engenharia vistorie periodicamente as condições de manutenção da Ponte de Pedra.
   O convenio também faria a previsão de vistorias pontuais depois de cada enchente do Rio Botucaraí, a fim de detectar eventuais danos ao monumento.
  As pessoas passarão, mas as instituições 3º BECmb - CMS e Prefeitura Municipal continuarão para garantir a eternidade da Ponte de Pedra.


  4. OTIMIZAÇÃO E RETOMADA DOS ACESSOS À PONTE

  O Grupo propõe, com urgência, a realização de melhorias estruturais na Estrada de Acesso, na interseção com a Estrada do Bosque (Estrada da Ponte de Pedra).
  Propõe, também, a retomada do leito da antiga Estrada Real que dava acesso à ponte pelo lado norte, hoje transformada em estrada fechada de uma lavoura de arroz.

--------------------------------------------------------------------------------------------------


RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL  CONCLUÍDA

     As ações de recuperação estrutural da ponte estão concluídas.
     A cabeceira caída foi reconstruída, as fundações dos pilares foram reforçadas e em alguns pontos reconstruídas.Na pista de rolamento sobre a ponte, já há intervenção para impermeabilização, nivelamento e recuperação do piso de pedras.
    Então podemos mudar o nosso logotipo, que afirmava positivamente:
 VAMOS RECONSTRUIR.

Reconstruída e recuperada a Ponte de Pedra está.

  ---------------------------------------------------------------------------------------------------

     Mas outra etapa nos espera!
    A restauração dos revestimento de paredes, arcos e amuradas.
    E mais uma vez vamos buscar apoio na comunidade.

    Agora, trabalharemos pela restauração da ponte removendo integralmente os líquens e as espécies vegetais que invadem o seu revestimento, restaurando rebocos descolados ou por descolar e recuperando totalmente a pista de rolamento executada com pedras arredondadas. 
   Um conceito técnico previamente definido é que esta restauração manterá a Ponte de Pedra com a imagem da sua verdadeira idade.
  Não se tentará deixá-la com aspecto de nova.
  Ela tem que demonstrar a idade e a história que já viu passar.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Grupo de Restauração da Ponte de Pedra
Coordenador Arquiteto Osni Schroeder




Nenhum comentário:

Postar um comentário