sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

General Avena responde

      O Coordenador do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra enviou um comunicado-convite ao General Ítalo Fortes Avena (que se encontra em Nova York a serviço da ONU) sobre a solenidade que o Ten.Cel. Marcus Vinicius Fontoura de Melo programou para o dia 07 de dezembro de 2011, na Ponte de Pedra, para inaugurar a parte recuperada.
      O Gal. Avena respondeu, há poucos minutos, com as seguintes palavras:


"Caro Osni,

Fico muito satisfeito em poder constatar que o Exército e a sociedade cachoeirense, unidos como sempre ocorreu ao longo da trajetória do Batalhão desde que chegou a Cachoeira, puderam  realizar tão meritório feito. Minha simbólica participação restringiu-se ao conhecimento que tinha, por experiência própria, da capacidade de nossos homens realizarem o projeto e o serviço. Entretanto, o mais meritório foi a mobilização de muitos abnegados cachoeirenses sob sua liderança, o engajamento fundamental do Cmt do Batalhão, Cel Melo, e o trabalho realizado pelo Sgt Rauber e os anônimos soldados que tanto se dedicaram ao serviço. Há uma grande diferença entre fazer como obrigação e fazer com amor e tenho constatado que todos os que participam dessa empreitada o fizeram com amor. Prova disso, entre tantas outras, está na transcrição abaixo retirada do blog da Ponte de Pedra:
"Ontem, os militares trabalharam até às 21:30 horas para completar o enchimento com concreto ciclópico da fenda aberta pela ação da água do rio.
O trabalho se estendeu pela noite, considerando a previsão de chuva para hoje, o que demandaria a elevação do nível do rio e consequentes danos ao trabalho de drenagem e contenção de água, que estavam sendo realizados, se fossem completados ainda ontem." Ao ler este texto, lembrei-me de milhares de homens pertencentes aos quadros da Engenharia Militar, que labutam nos quatro cantos deste País, com a mesma disposição e abnegação. Este aprendizado em terras brasileiras permitiu que este tipo de trabalho também se estendesse ao exterior, seja em Angola, no passado, seja no Haiti hoje, onde nossos bravos engenheiros levaram a solidariedade brasileira, traduzidas no provimento de água potável e da infraestrutura básica para o seu desenvolvimento. Este trabalho é fartamento reconhecido na ONU, onde nossos militares são seguidamente elogiados pela sua capacidade e dedicação ao serviço.
Esta parceria que foi e continua sendo realizada de maneira exemplar, merece ser preservada e já notei que existe previsão da edição de um acordo para que a ponte não seja abandonada e que periodicamente seja inspecionada por um técnico do Exército. Considero esta uma ideia muito boa e que deve ser levada adiante.
Parabenizo a todos os cachoeirenses por este exemplo de mobilização para um fim meritório e, mesmo não estando presente fisicamente, minha mente, com certeza, estará ligada ao acontecimento, às sete horas da manhã do dia 7 de dezembro, próxima quarta-feira, horário local equivalente ao da solenidade.
Estou muito feliz!!!!

Italo Avena"

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário