sábado, 17 de dezembro de 2016

PAÇO MUNICIPAL - Restauro em fase final (17/12/2016)

RETIRADOS OS TAPUMES E ANDAIMES



             A restauração do prédio histórico do Paço Municipal ainda não está concluída, mas mesmo assim os tapumes de madeira foram retirados e substituídos por cerca em tela de arame rígido, que igualmente protege e previne o acesso de pessoas não autorizadas à obra. 

           A decisão técnica se justifica pela festiva celebração, no próximo domingo à noite, pela comunidade para com os bens restaurados do Centro Histórico de Cachoeira do Sul. Portanto a  segurança foi preservada sem prejuízo da imagem.

          Havia uma solicitação forte para que a visual da fachada principal do Paço estivesse mais liberada dos andaimes e tapumes de proteção, durante o evento programado. 

         A comunidade cachoeirense, que tanto ajudou na proposta de restauro (mais de 1.200 assinaturas solicitando a obra), merece celebrar da forma mais ampla possível, visualizando as edificações agora recuperadas do Paço Municipal e do Château d'Eau. 



2º PAVIMENTO - QUASE PRONTO


            A retirada do andaimes metálicos na fachada frontal, assim como a nova pintura na cor original, ressaltaram a beleza arquitetônica incomum do nosso antigo Paço Municipal.



INSCRIÇÃO  CÂMARA MUNICIPAL

          A Câmara Municipal, nos primeiros tempos da edificação, existia como poderes executivo e legislativo. 

          Ficou o registro histórico da importância da Câmara Municipal, tanto no período imperial com funções amplas, como agora nas suas funções legislativas.

         O registro preservado está em baixo relevo na fachada frontal (foto acima), como era naquela época. Eternamente, esperamos.   



BRASÃO DA REPÚBLICA 


        Marca forte, que veio para a frente do prédio quando o regime imperial foi afastado, dando lugar à República Federativa do Brasil.

        Que bom seria que sua restauração, agora em 2016, signifique a valorização efetiva do regime republicano e do nosso próprio Brasil...



SACADAS PRONTAS


         Quantas histórias as três sacadas da edificação do Paço Municipal já sustentaram?

         E, ainda, quantas mais sustentarão daqui para a frente?



LUSTRE ANTIGO

Quantos sonhos, conquistas e angústias ele iluminou no seu tempo?

O que iluminará no nosso futuro?





VISTAS INTERNAS DO SALÃO, NO PISO SUPERIOR




       As três fotos acima revelam a beleza ímpar do salão superior e carregam, pela sóbria arquitetura, a imponência de ter abrigado o Salão do Júri, da Câmara Municipal e tantos outros eventos formadores da nossa história contemporânea.


ELEVADOR PRONTO


          A edificação do Paço Municipal ultrapassa a história do seu tempo e abriga um moderno elevador para pessoas com deficiência física-motora, que é um símbolo de direitos humanos iguais para todos - sem distinção alguma.

        O Paço sempre foi um espaço da comunidade (inclusive a cadeia)  e continuará sendo.





PAVIMENTO TÉRREO - RESTAURO ADIANTADO


       A retirada do tapume de madeira (substituído agora por uma tela de arame) acelerou o restauro de janelas do pavimento térreo, garantindo a privacidade necessária e a segurança exigida.

     Neste sábado seis trabalhadores estavam ultimando detalhes e acabamentos nos restauros das esquadrias externas frontais e laterais do pavimento térreo.






JANELAS QUE SE ABREM



        O ato simbólico de abrir as janelas, neste domingo de celebração do Paço Municipal e do Château d'Eau, significa o que todos buscamos nos últimos anos: a volta destes dois monumentos históricos à vida. 


SALÃO PRINCIPAL VOLTA PARA A COMUNIDADE


         O salão principal no pavimento térreo, que foi desde o início da vida do prédio a dependência utilizada para ligação direta com a comunidade, agora volta à vida e à comunicação com o povo cachoeirense. 

        Projeta-se para aquele local um moderno espaço de interação com várias mídias digitais, contando a história passada, o presente e o futuro da nossa Cachoeira do Sul. 



VISTAS INTERNAS PRESERVADAS


       Os arcos internos, no salão do térreo, serão preservados sem pintura nova para ressaltar as várias camadas de tinta que eles receberam ao longo dos seus 150 anos.


SALA DO COMPAHC


           Esta sala, frontal no pavimento térreo, testemunhou os primeiros passos do levantamento cadastral do prédio (para fins de restauro), executados pelo saudoso Engº Danilo Alves Cunha. Em função dos fatos propomos que a simbólica sala fosse destinada ao Conselho Municipal de Patrimônio Histórico-Cultural e levasse o nome daquele incansável voluntário como patrono.



UM OLHAR PARA NETUNO


          O enquadramento da imagem acima integra o interior do Paço Municipal à história universal do deus das águas Netuno, no alto do Château d'Eau. Como também integra o antigo deus romano ao interior da história cachoeirense.




___________________________________


VISTA EXTERNA DO PAÇO

Fotos: Renato Thomsen   Texto: Arq. Osni Schroeder

Ainda não está pronto,
mas já está à altura da sua grandeza.


VIVA CACHOEIRA!



__________________________



IMPRENSA

              A TV Novo Tempo, em seu programa Jornal NTSul de 16 de dezembro, divulgou reportagem com a diplomação pelo COMPAHC, dos Arquitetos Elizabeth Thomsen e Osni Schroeder por trabalhos prestados na preservação do patrimônio histórico-cultural de Cachoeira do Sul.


            A matéria pode ser assistida na nossa Página VÍDEOS, ou pelo link logo abaixo:






3 comentários:

  1. Viva Cachoeira! Viva a sua identidade histórico-cultural muito bem representada pelo sobrado construído pelo mestre Ferminiano. Que o futuro não esqueça jamais de seu passado!

    ResponderExcluir
  2. Que o futuro não esqueça jamais do seu passado! Este ano de 2016 e a conclusão da restauração logo serão passado! Que as gerações que se sucederão lembrem como quase o perdemos e o mantenham VIVO, FORTE e BEM!! VIVA cachoeira!

    ResponderExcluir
  3. Emocionante ! Parabéns à vida e as pessoas de bem !

    ResponderExcluir