sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

PAÇO MUNICIPAL - Restauro em fase final (09/12/2016)

PROGRESSO VISÍVEL


A edificação do Paço Municipal aos poucos se destaca
 no conjunto do Centro Histórico de Cachoeira do Sul



         Nesta semana, foi aplicada a primeira demão de pintura na fachada principal, com tinta especial à base de silicato, na cor e tonalidade que vieram à luz, quando da retirada das várias camadas de cores diferentes aplicadas nas alvenarias externas ao longo de 150 anos.

        A cor em tom amarelo ocre destaca a edificação do Paço Municipal, no contexto das demais edificações da Praça Balthazar de Bem. 



PISOS E FORROS NO SALÃO DO 1.º PISO


         Praticamente todos os pisos e forros de madeira da edificação do Paço Municipal estão recuperados, faltando apenas a pintura e seladores



       Uma última parte do forro do salão principal de acesso,no andar térreo (lado esquerdo - foto acima), estará sendo finalizada pela equipe de restauro até o início da próxima semana. 



DEMÃOS DE TINTAS NAS PAREDES INTERNAS
Foto interna - panorâmica 180º - Renato Thomsen

         A preparação das paredes para receber a pintura definitiva interna, à base de cal mostrou a profusão de aplicações de tintas ao longo do tempo. 

        A prospecção estratigráfica identificou nas primeiras pinturas, ainda nos anos de administração do regime imperial, alguns desenhos com traços decorativos/artísticos que infelizmente se perderam nas inúmeras intervenções que ocorreram ao longo do tempo.


           O resgate destas pinturas decorativas, ainda que precário, poderá ser observado em painéis que serão demarcados e preservados, o que possibilitará a visualização desta riqueza histórica e artística, agora revelada.



ANTIGO ACESSO EM DESTAQUE

         Na foto acima, o detalhe preservado da soleira da porta utilizada como acesso principal quando ela se localizava mais à direita da localização atual. O piso original de ladrilhos hidráulicos será visível através de um vidro temperado Blindex, montado ao nível do novo piso em madeira.



PORTAS INTERNAS


      Igualmente, todas as portas internas já foram restauradas e/ou recuperadas, sendo que algumas já estão recebendo as primeiras demãos de tinta.




CORRIMÃOS DAS ESCADAS

 

             Dos elementos estruturais das duas escadas de acesso ao pavimento superior, os degraus e o revestimento do patamar intermediário estavam tão degradados a ponto de não mais apresentarem condições satisfatórias de restauração. Estas estruturas foram então reconstruídas nas exatas condições de volumetria e dimensionamento de pisos e espelhos das escadas originais.


       Os quatro corrimãos, nos dois lances de escadas, apresentavam melhores condições de conservação e felizmente puderam ser restaurados em sua condição original.


         Quem subir a partir de agora nestas escadas, estará se apoiando no antigo corrimão que, provavelmente, apoiou dezenas de gerações de cachoeirenses nas suas relações com a edificação, cada um à sua época.


SEGUNDO PAVIMENTO

        O segundo pavimento está praticamente pronto, faltando apenas alguns retoques finais e pintura à base de cal nas alvenarias internas.



           Destacam-se os meticulosos trabalhos finais de restauração da parede tipo taipa-de-mão, assim com dos painéis e dos marcos de madeira nas portas do pavimento superior. 




SANITÁRIO DO PAVIMENTO SUPERIOR
No pavimento superior está sendo instalado um sanitário 

           Pesquisas históricas, realizadas em documentações e testemunhos de cachoeirenses que ali trabalharam, referiram que naquele local havia uma copa para preparação de café destinado às sessões da antiga Câmara Municipal. 

          As novas funções projetadas para o pavimento superior, agora restaurado, indicaram a necessidade atual da instalação de um sanitário neste andar.


ELEVADOR ESPECIAL

           O elevador para uso específico de pessoas com deficiência de locomoção (como exige a nova legislação) está instalado e testado.

          Este novo equipamento tecnológico está desligado no momento, esperando apenas a reinauguração, em breve, da edificação do Paço Municipal para então começar sua função de viabilizar, de forma universal, o acesso ao pavimento superior.



IMPRENSA

               O jornal digital O Correio publicou uma pequena nota, em sua edição de 08 e 09 de dezembro, sobre a atual fase final de acabamento e pintura na edificação histórica do Paço Municipal e do Château d'Eau. A publicação salienta a participação pró-ativa do Prefeito Neiron Viegas nas duas obras de restauração.

              O Jornal do Povo, edição de 10 de dezembro também publicou nota sobre o início dos trabalhos de pintura na fachada frontal e a aproximação do final do restauro, no início de 2017.


                As matérias podem ser visualizadas na nossa Página JORNAIS, ou no link logo abaixo:



Foto: jornal digital O Correio



 RESTAURO DO CENTRO HISTÓRICO


            As finalizações, quase conjuntas, da sesquicentenária edificação do Paço Municipal e do monumento Château d'Eau são motivos de muito orgulho e satisfação para o Movimento pela restauração dos bens históricos cachoeirenses.

           Depois de quatro anos de muito trabalho executado pelos voluntários, o Paço Municipal, inaugurado em 1865, começa a voltar à vida. Assim como o nosso Château d'Eau começa a revelar o seu aspecto original de 1925 - também graças à mobilização de voluntários da comunidade de Cachoeira do Sul, que em 30 de outubro de 2013 prontificou-se, juntamente com a CORSAN e Prefeitura municipal, a viabilizar o seu futuro restauro. (link abaixo)






A CATEDRAL


            A antiga Igreja Matriz da Freguesia de São Nicolau da Cachoeira de São José, inaugurada em 1799, depois reformada em 1929 e 1963, perdeu sua estética colonial e em 1991 passou à condição de Catedral Nª. Sª. da Conceição.

          Atualmente passa por um completo processo de restauração. Porém suas obras de pintura externa foram paralisadas momentaneamente. O Movimento pelo Restauro dos Bens Históricos de Cachoeira do Sul espera que, em breve, mais esta edificação do nosso Centro Histórico decole como os seus vizinhos frontais.


____________________________________



Fotos:  Renato Thomsen    Texto: Arq. Osni Schroeder



           O voo do pássaro buscando pousar na segurança de uma ninfa, tendo o prédio do Paço ao fundo, mostra relações de vida no Centro Histórico de Cachoeira do Sul.
  
         O voo do pássaro e a busca de um pouso seguro, amplia-se simbolicamente para o abrigo da afeição comunitária que tanto a ninfa do Chateau d'Eau quanto o Paço buscam na sua comunidade. 


Um comentário:

  1. Um sonho que se realiza. Parabéns, voluntários e agentes públicos que compreenderam a importância de preservar este espaço imprescindível para contar nossa evolução político-administrativa.

    ResponderExcluir