sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

CHÂTEAU d'EAU - Solstício de verão (23/12/2016)

Manhã do dia 22

6 horas da manhã, na madrugada do dia 22 de dezembro
de 2016, primeiro amanhecer do solstício de verão -
que começou na tarde do dia anterior.


          Devagarinho foram aparecendo parceiros do movimento de voluntários pela preservação do nosso patrimônio histórico-cultural.

          Aumentar este patrimônio, é o que procuravam fazer na madrugada aqueles cachoeirenses com muitas dúvidas sobre o fenômeno que iriam observar. Ninguém imaginava qual seria a "reação" do Château d'Eau ao dia em que o sol apresenta uma particular e rara movimentação no ano.

         E entre muitas dúvidas, havia pelo menos a certeza de que, como em outras ocasiões, o monumento iria mostrar algo nunca visto ou pelo menos nunca divulgado anteriormente.


E as fotos falam por si só. 

       Os primeiros raios solares ficaram prejudicados, pelo que poderiam resultar no Château d'Eau, porque as árvores da parte sul da praça Balthazar de Bem, que não existiam quando da construção do monumento em 1925, impediam a passagem direta da luz do sol nascente.

        Quando o sol suplantou a copa das árvores, um misto de luzes e sombras surpreendeu a todos. 

        Um observador na posição oeste, vislumbrou e fotografou o sol passando simetricamente entre as colunas do segundo nível do monumento.

        As sombras refletidas, exatamente no sentido oeste, começaram como uma massa alongada, quase disforme, na pavimentação da rua, para então refletir naquele piso a silhueta do Netuno e do próprio Château d'Eau, silhueta que foi diminuindo e ficando mais nítida ao passo que o sol subia, até o alto.












Tarde do dia 22











        Registrar, visualizar as imagens e depois tecer algumas considerações não significa que está decifrado o simbólico Château d'Eau. Esta não é uma tarefa mecânica e metódica. As conclusões virão com o tempo e com o somatório de outras observações, estudos e sugestões.


Fotos: Renato Thomsen  Texto: Osni Schroeder

       Um dia, esperamos, todas as observações que nos encantam, algumas muito peculiares, terão um comando que as unirá e mostrará, então, o tesouro que tanto buscamos.



Time lapse e slide show do solstício
assista em HD 1080p



         O responsável pela restauração do Château d'Eau, Antônio Sarasá do Studio Sarasá de São Paulo, entrou em contato com o Presidente da AMICUS, Arquiteto Osni Schroeder, para propor uma parceria em projeto fotográfico/astronômico - tendo como tema a trajetória do sol ao fundo do monumento.

         Assim que o restaurador retornar à Cachoeira do Sul, integrantes do Movimento pela Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural se reunirão para traçar a logística do projeto.



IMPRENSA

O Jornal do Povo, edição de 24 e 25 de dezembro, publicou na
página 8 uma reportagem sobre o ensaio fotográfico realizado
pelos integrantes do movimento, durante o Solstício de verão.


LINK: Clique aqui para acessar a Página JORNAIS






Um comentário: