domingo, 11 de dezembro de 2016

PAÇO MUNICIPAL - Movimento em destaque (11/12/2016)

AMIGOS DA COMUNIDADE - AMIGOS DO PAÇO


         O Grupo Vieira da Cunha (GVC), promoveu a 49º Noite dos Destaques de Cachoeira do Sul, destacando manifestações da comunidade na área de negócios, política e cultural, e premiando protagonismos identificados.


Foto: JP


         Nesta edição de 2016, na noite do dia 10 de dezembro, foi destacado o Movimento Pela Restauração do Paço Municipal - identificado como Amigos do Paço e premiado como Amigos da Comunidade.



Foto: Renato Thomsen       Texto: Arq. Osni Schroeder

     

           A Coordenadora Geral, Arq Elizabeth Thomsen, chamada ao palco para receber o troféu, decidiu quebrar o protocolo e levar todos os parceiros voluntários do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, presentes no evento. 

       Subiram ao palco: Elizabeth Thomsen, Osni Schroeder, Thiago Cazarotto, Ione Sannmartin Carlos, Mirian Ritzel, Bianca Nunes, Aline Silveira e Renato Thomsen

       O autor do projeto de restauro, Arquiteto Júlio Ramos de Venâncio Aires/RS - presente no evento, declinou do convite de também subir ao palco, em homenagem ao trabalho dos voluntários cachoeirenses. 

        O troféu do destaque comunitário foi entregue à Coordenadora Arq. Elizabeth Thomsen, que solicitou ao Arq. Osni Schroeder, Coordenador Adjunto, manifestar-se em nome do grupo de voluntários. 


        Na sua fala, o Arquiteto Osni destacou que:

       "A decisão da Coordenadora Elizabeth de subirem todos ao palco, quebrando o protocolo, era a maneira mais evidente de mostrar à comunidade cachoeirense o espírito coletivo que norteia a participação em todos os projetos que o Movimento abraça.

        Ressaltou também: "Os exemplos de sucesso na recuperação da Ponte de Pedra e no restauro do prédio do Paço Municipal confirmam ser possível que a preservação de bens culturais tenha o modelo de protagonismo comunitário voluntário e honorífico."

     “Cachoeira mudou e já vive um momento novo, de acreditar que pode restaurar seus bens culturais, a cidade demonstra que gosta de seu patrimônio, ao contrário de um movimento que vem condenando casas velhas porque estas seriam um entrave ao desenvolvimento.”

        Finalizando, o Arquiteto Osni Schroeder projetou o futuro da restauração da Estação Ferreira viável dentro do novo espírito comunitário cachoeirense de atribuição de valores a seus bens culturais.


Foto: Sérgio Elwanger




DESTAQUES CULTURAIS

         A tônica da edição da Noite de Destaques 2016 foi o número de reconhecimentos na área da cultura, fato que confirma a vocação de valorização cultural que Cachoeira do Sul sempre teve e que agora mostra-se ainda mais forte.



Outros destaques da noite:

Fazenda da Tafona
Núcleo Municipal de Cultura
Château d'Eau: Prefeitura Municipal - Prefeito Neiron Viegas

Foto: Sérgio Elwanger/JP



Texto:  Osni Schroeder



                 O Movimento pela Restauração do Paço Municipal agradece ao G.V.C. pelo reconhecimento e parceria para com o trabalho realizado pelos voluntários cachoeirenses, que lutam para preservar os bens históricos e culturais da nossa comunidade.



                   O Jornal do Povo, edição de 12 de dezembro - Capa e páginas 4 e 5) publicou reportagem completa sobre a Noite dos Destaques, que lotou a Sociedade Rio Branco.


                   Acesse a nossa Página JORNAIS, ou clique no link abaixo para visualizar a matéria:




2 comentários:

  1. De fato foi uma noite de destaques da área cultural de Cachoeira do Sul, sempre muito forte, apesar das dificuldades, e especialmente do patrimônio histórico, cada vez mais reconhecido pelos cachoeirenses como importante e significativo. Graças a um trabalho de longa data... e ao esforço coletivo! Viva a união de esforços em prol de um objetivo comum!

    ResponderExcluir
  2. Momento muito especial depois de vencidas tantas batalhas ! Parabéns a todos estes guerreiros!

    ResponderExcluir