REUNIÃO NO PAÇO MUNICIPAL
O projeto de restauro já havia sido apresentado e discutido pelo Arquiteto Júlio Ramos com integrantes do Movimento. Algumas modificações foram sugeridas, acatadas e incorporadas ao novo detalhamento. As plantas deste projeto, hoje apresentado, fazem parte da documentação que irá compor o processo de financiamento da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, junto ao BADESUL.
OCUPAÇÃO DO PAÇO HISTÓRICO
De acordo com o planejamento, na edificação histórica estarão alojados o gabinete de trabalho do Sr. Prefeito e das suas assessorias mais próximas, como chefia de gabinete e procuradoria jurídica. O projeto está elaborado de maneira a se adequar às particularidades de cada administração.
O salão de acesso pela Praça Balthazar de Bem, está destinado a ações culturais da comunidade, sendo previsto também um espaço para o COMPAHC, que é o conselho comunitário de assessoria ao poder executivo nas questões de patrimônio histórico e cultural.
No pavimento superior estará localizado o gabinete de recepções do Sr. Prefeito e salas auxiliares, onde, com vista para as imagens de Netuno e Nossa Senhora da Conceição no entorno da Praça Balthazar de Bem, serão recepcionados desde o cidadão mais simples, as representações comunitárias e até as autoridades públicas que nos visitam.
O projeto de restauro apresentado está adequado à Lei de Acessibilidade e também às normas de Prevenção e Combate a Incêndio, sendo prevista uma escada de emergência externa para evacuação eventual de pessoas do pavimento superior.
ETAPA IMPORTANTE VENCIDA
O Movimento pela Restauração do Paço Municipal reconhece no Sr. Prefeito Neiron Viegas a firmeza e a determinação necessárias na condução do processo de restauro deste prédio histórico, sendo estas características multiplicadores do ânimo dos integrantes da comunidade que, honorificamente, trabalham para restaurar aquela edificação que é símbolo de uma época.
Num pequeno espaço de tempo, saímos do desânimo de ver um importante prédio histórico em acelerado processo de degradação, interditado, ocupado como depósito e com iminente risco de incêndio por redes elétricas desgastadas, para a atual situação de um prédio totalmente desocupado, com todas as redes de energia elétrica retiradas e, pelo apoio da atual Administração Municipal, ter o projeto de restauro praticamente concluído, o que nos levará certamente ao resgate daquela edificação para a Comunidade Cachoeirense.
Nosso agradecimento à Administração Municipal de Cachoeira do Sul!
A expectativa agora é de que a Câmara de Vereadores, que já deu apoio fundamental ao nosso Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, entenda que aprovar a viabilização de recursos para a restauração do Paço Municipal é indispensável para as etapas seguintes.
_________________________________________________
O Arqtº Julio Ramos, experiente restaurador de prédios com valor histórico-culturais no estado do Rio Grande do Sul, antes de retornar à cidade de Venâncio Aires/RS, declarou:
"É uma grande satisfação trabalhar com uma administração municipal que está preservando o patrimônio histórico da sua cidade, pois nem todas têm esta iniciativa."
PRÓXIMOS PASSOS
Não somos omissos e acompanhamos o processo político local, por isto afirmamos que o Paço Municipal de Cachoeira do Sul é de toda a nossa comunidade e sua volta à vida depende do quanto amamos verdadeiramente esta terra. Depende do quanto somos capazes de não deixar eventuais desencontros políticos prejudicarem os projetos de interesse comunitário.
_______________________________________________________
IMPRENSA
O Jornal do Povo, edição de 08 de agosto de 2013, publicou reportagem sobre esta matéria:
_________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário