A reunião de hoje foi a primeira com o projeto completo de restauração do Paço Municipal, espalhado sobre a mesa de reuniões. O sentimento reinante foi de uma etapa importante vencida, porque, com o projeto definido, se abrem todas as possibilidades de viabilizar o restauro pretendido.
É muito importante ressaltar a qualidade do trabalho do Arquiteto Júlio Ramos, que, num tempo recorde, realizou os levantamentos necessários sobre a edificação e elaborou o projeto de restauro. Podemos dizer que foi uma boa hora, a que colocou o Arqtº Júlio no caminho do nosso Movimento Pela Restauração do Paço Municipal.
IMPORTÂNCIA DO MOMENTO ATUAL
O projeto de restauro é a base de todas as ações futuras para restauração do Paço Municipal. O Orçamento Estimado de R$1.905.020,06 é um documento técnico, de base sólida, transparente, com quantitativos por item, preços unitários por quantitativo e preço total do item, totalizando o custo final da obra.
Uma obra de restauro tem custo maior do que uma construção nova equivalente. Mas ninguém está impedido de procurar fazê-la pelo menor custo possível para a comunidade cachoeirense. É por isto que o Movimento luta, também!
PLANO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
O PPCI será elaborado em conjunto, de forma gratuita para o nosso município, pelo Arquiteto Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Osni Schroeder e o Especialista em Prevenção de Incêndio, Marcelo Gazzaneo, da empresa MARPA.
USO DA EDIFICAÇÃO
A utilização de qualquer edificação é dinâmica na relação com o tempo.
Pelo Paço Municipal restaurado passarão administrações, passarão lideranças, passarão cidadãos. Ficará o Paço histórico para contar às gerações que virão, que o nosso tempo valorizou a sua história.
Com o projeto elaborado foi possível analisar as opções de uso propostas. Nas opções que o Movimento sugeriu ao arquiteto e ao Prefeito Municipal, algumas são imprescindíveis para a edificação, como o uso de salão térreo de entrada para manifestações culturais, como a instalação na edificação do COMPAHC, que é o órgão oficial de aconselhamento sobre o nosso patrimônio histórico-cultural, formado por cidadãos voluntários, preocupados com a preservação deste legado.
É imprescindível, também, que o pavimento superior seja um local de eventos nobres, do Prefeito, da Administração Municipal e da comunidade organizada. As demais funções como o Gabinete de Trabalho do Prefeito e a localização das suas assessorias mais próximas, são o melhor uso que entendemos, para o presente.
IPEAA
Foi informado pelo Coordenador Adjunto do Movimento, Arqtº Osni Schroeder, a criação do Instituto de Interesse Público da Engenharia, Arquitetura e Agronomia - IPEAA, que é uma organização sem fins lucrativos, que tem entre os seus vários objetivos a promoção do desenvolvimento humano e a ação específica de promoção da cultura, a defesa e a conservação do patrimônio histórico e artístico.
O IPEAA é formado por cidadãos de várias cidades do estado e tem sede em Cachoeira do Sul/RS. O Instituto foi colocado à disposição do Movimento pela Restauração do Paço Municipal e da Administração Municipal Cachoeirense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário