quinta-feira, 28 de março de 2013

Reunião semanal - 28/03/2013

Presenças reunião do dia 28:
 Danilo Alves da Cunha - Ione Sanmartim Carlos - Thiago Faccin Cazarotto
Bianca Nunes - José Delmar Esber - Hugo Reinaldo Filippini
Jussara M. de Andrade Garske - Renato Thomsen - Elizabeth Thomsen



          A reunião do dia 28 de março de 2013 iniciou com o relato da visita feita ao prédio do Paço Municipal, para verificar os danos causados pelo arrombamento e furto ocorrido no final-de-semana em setores administrativos que ainda estavam utilizando suas dependências. Embora, felizmente, não tenha havido danos nas requintadas portas envidraçadas do Gabinete do Intendente (ainda em estado original), o furto expõe a total falta de segurança da edificação histórica, que está completamente vulnerável inclusive a atos de vandalismo e acidentes.

        Foi sugerida a colocação de câmeras de segurança ligadas a um gravador digital de imagens (DVR), para monitorar e proteger a edificação, bem como flagrar os caminhões pesados que trafegam clandestinamente no entorno, especialmente de madrugada, intensificando as fissuras existentes nas paredes da edificação de 148 anos. Foi comentado que também o Chateau D'Eau e a Catedral se beneficiariam desta vigilância eletrônica. O presidente do  COMPAHC, Dr. Danilo Alves da Cunha, relatou o envio de ofício ao Sr. Prefeito Municipal, solicitando aumento da fiscalização e proibição 24 horas de tráfego pesado, especialmente durante as obras emergenciais no telhado do 2º piso, quando as paredes ficarão desprotegidas e mais suscetíveis à trepidação.

        Foi apresentada também uma gravação em vídeo da colaboradora Geovana Bordignon que documentou a intensidade das goteiras e alagamentos no interior do prédio em um dia de chuva (confira o vídeo, clicando na tecla play à esquerda, na janela abaixo).  Os danos no telhado também foram comprovados visualmente pelas fotos aéreas do prédio, registradas pelo colaborador Fotógrafo Robispierre Giuliani.

       O próximo tema discutido  foi a pesquisa de empresas, produtos e técnicas para erradicação e prevenção de cupins no madeiramento dos telhados. O Engº Civil Dr. Danilo Alves da Cunha,  presidente do  COMPAHC, enviou correspondência oficial solicitando a doação dos Cadernos Técnicos  do Projeto MONUMENTA  (solicitados, informalmente, pelo Arquiteto João Paulo Schwerz), à Arquiteta Briane Bicca, coordenadora do Projeto MONUMENTA Porto Alegre.

       O Arquiteto Thiago F. Cazarotto relatou seu contato com a Universidade Federal de Santa Maria, através da Profª. Siomara (Coordenadora do Curso de Arquitetura) e do Prof. Caryl (da disciplina de Restauro Histórico) a fim de viabilizar assessoria técnica para a restauração do Paço Municipal de Cachoeira do Sul. Na próxima semana, quando a UFSM retomar suas atividades após as férias, ele fará um novo contato.

       Devido ao arrombamento do prédio do Paço Municipal e aos feriados religiosos da Páscoa, a catalogação e transferência dos documentos do Arquivo Geral para outro local foi adiada até a próxima semana. As primeiras obras de proteção e escoramento vão aguardar a finalização deste processo. Enquanto isto, continuaremos elaborando o Plano de Trabalho para firmar o Acordo de Cooperação com o 3º Batalhão de Engenharia de Combate, o Levantamento Cadastral, a definição dos tapumes e dos equipamentos de prevenção individuais (EPI) a serem adquiridos, a Pesquisa Histórica sobre as modificações e os acréscimos sofridos pela edificação nestes 148 anos de utilização ininterrupta.
------------------------------------------------------------

      Motivados pela discussão sobre a reportagem na revista do CREA/RS, que enfoca a restauração da Cúria Metropolitana de Porto Alegre (cuja pedra fundamental foi lançada em 1865), o Movimento pela Restauração do Paço Municipal de Cachoeira do Sul fortalece a determinação de enfrentar o desafio de preservar este prédio histórico, apesar das dificuldades e enormes desafios que um trabalho desta complexidade nos apresenta.


-----------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário