quinta-feira, 21 de março de 2013

Reunião Semanal - 21/03/2013

           Na reunião de ontem, na sede da Inspetoria do CREA, reuniu-se mais uma vez o Movimento Pela Recuperação do Paço Municipal sob a coordenação da Arquiteta Elizabeth Thomsen
Presenças reunião do dia 21:
 Osni Schroeder - Danilo Alves da Cunha - Mirian R. M. Ritzel
Ione Rosa - Claiton F. Nazar - Thiago Faccin Cazarotto
Bianca Nunes - José Esber - Renato Thomsen - Elizabeth Thomsen

          Foi discutido o Plano de Trabalho em andamento, que sistematiza as diversas etapas da restauração do prédio do Paço Municipal  e atribui previamente responsabilidades sobre a execução das tarefas.  Depois de formatado, o Plano de Trabalho vai ser encaminhado para a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, para que seja um instrumento de apoio nas providências de responsabilidade do nosso município e de estabelecimento de convênios de parceria com instâncias da comunidade cachoeirense, como o 3º Batalhão de Engenharia de Combate.  Também, sobre o 3º BECmb,  mais uma vez foi ressaltado pelos presentes a importância da parceria com aquela unidade do Exército Brasileiro para a recuperação de mais um bem histórico e cultural, de valor significativo para a nossa memória.
             

           O Arquiteto Thiago Cazarotto, responsável  por contatos com o Curso de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Maria no sentido de viabilizar parcerias nas obras de restauração, sugeriu uma visita à direção daquela faculdade, na cidade de Santa Maria/RS, para formalizar acordo de intenções e também incluir o nosso Projeto de Recuperação do Paço Municipal de Cachoeira do Sul, em disciplina do currículo do Curso de Arquitetura da UFSM.

           Foi relatado pelo companheiro Engº Civil Danilo Alves da Cunha, o andamento dos trabalhos de levantamento físico e de medição da praça Balthazar de Bem, com vistas ao futuro tombamento da mesma. 

          A Arquiteta Elizabeth Thomsen relatou que a desocupação do prédio do Paço Municipal está avançando aos poucos, com a transferência de diversos materiais lá depositados a partir da ocupação pelo município de alguns imóveis cedidos pelo Governo do Estado do RS.

         O Arquiteto Osni Schroeder ressaltou que a efetiva desocupação daquele espaço, liberando o caminho para os trabalhos emergenciais, será um marco importante para o Movimento pela Restauração.  A ação do Poder Executivo simboliza de forma muito clara a intenção da atual Administração Municipal de restaurar aquela edificação histórica, o que deve ser saudado, porque é o oposto do verdadeiro abandono a que ela esteve condenada nos últimos anos. 

------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário