O adiamento da desocupação deve-se às dificuldades decorrentes da complexidade do processo de transferência do Arquivo lá existente, que armazena documentos administrativos importantes que devem ser catalogados por pessoal especializado e realocados em local adequado.
Presenças reunião do dia 14:
Ione Sanmartin Carlos - Osni Schroeder - Danilo Alves da Cunha - Mirian R. M. Ritzel
Claiton F. Nazar - Thiago Faccin Cazarotto - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen
Discutiu-se o trânsito de caminhões pesados no espaço frontal do Paço Municipal, apesar de sinalização indicativa da proibição de trânsito para estes veículos de carga. Foi relatado que durante o período do dia há respeito à proibição, fato que não acontece à noite quando a fiscalização é praticamente inexistente. Decidiu-se oficiar à Prefeitura Municipal para cientificá-la do problema e solicitar as providências cabíveis. Comprovadamente, o trânsito de veículos pesados no local de concentração de edificações históricas é altamente prejudicial à integridade física das mesmas.
Outra ação importante é a consolidação do Plano de Trabalho para Restauração do Paço Municipal, documento necessário para efetivação da parceria com o 3º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Cachoeira do Sul. O 3º BECmb está preparado e dispõe de técnicos experientes para realizar os trabalhos preliminares de escoramento da estrutura de entrepiso, forros e coberturas.
O Movimento Pela Restauração do Paço Municipal de Cachoeira do Sul acredita no sucesso deste histórico empreendimento, especialmente pela participação da Engenharia do Exército Brasileiro que, com todo o seu conhecimento técnico, mais uma vez estará prestando inestimável serviço à nossa comunidade.
No espaço de discussão sobre assuntos gerais de interesse da obra de restauração, mais uma vez ficou consolidado o princípio que formou o Movimento, que é valorizar acima de tudo a preservação daquela edificação histórica, suplantando dificuldades técnicas, logísticas e de recursos financeiros.
-------------------------------------------------------------------------
O Fotógrafo Robispierre Giuliani, parceiro do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, produziu um ensaio fotográfico aéreo sobre o entorno da Praça Balthazar de Bem. Ele cedeu 46 belas imagens, das quais reproduzimos o detalhe ampliado acima e as duas reproduções abaixo:
Estes registros, feitos pelo experiente profissional, irão auxiliar no estudo das patologias nos telhados do Paço Municipal e também servirão de subsídio ao trabalho de medição para o projeto do futuro Centro Histórico de Cachoeira do Sul, que integrantes do COMPAHC estão desenvolvendo na área em questão.
O nosso muito obrigado, amigo Robis!
----------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário