terça-feira, 12 de março de 2013

Reunião Semanal - 07/03/2013

       Na reunião da última 5ª feira conduzida pelo Coordenador Adjunto do Movimento pela Restauração, Arquiteto Osni Schroeder, foi relatada a mudança de data para início dos trabalhos de escoramento estrutural e recuperação da cobertura do Paço Municipal de Cachoeira do Sul. A nova data, marcada pelo Sr. Prefeito Neiron Viegas é 18 de março de 2013.  Ele também indicou os profissionais da Prefeitura Municipal que estarão integrados aos trabalhos de recuperação:
 - Arquiteta Cristine Coelho
 - Engº Civil Mauro Camillo
 - Engº Civil George Henrique Schreiner

Presenças na reunião do dia 7:
Jussara M. de Andrade Garske - Osni Schroeder - Danilo Alves da Cunha - Thiago Faccin Cazarotto
Mirian R. M. Ritzel - Claiton Fernando Nazar - Ione Sanmartin Carlos - Bianca da Cunha  Nunes

      O Arquiteto Thiago Cazarotto relatou contato com diretores do Curso de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Maria, no sentido de integrar professores e alunos interessados nas atividades de restauração do Casarão do Paço Municipal de Cachoeira do Sul. A ação foi referendada na reunião, ficando o Arqtº Cazarotto encarregado das gestões para viabilização desta parceria cultural e de trabalho com o Curso de Arquitetura da UFSM.

     O Arqtº Osni Schroeder, Coordenador Adjunto do Movimento, sugeriu e foi aprovada que seja encaminhada ao Sr. Prefeito Municipal a sugestão de que o entorno da Catedral, Chateau D'Eau e Paço Municipal seja declarado Zona de Interesse Histórico, na forma de modificação do quadro de zoneamento do atual Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Cachoeira do SulEsta modificação no atual plano, que espera-se seja brevemente reformulado, seria transportada para o novo Plano Diretor da Cidade.

-------------------------------------------------------------------------------------------

     Decidiu-se também continuar discussões acerca da definição da expressão "Centro Histórico" que é utilizada em algumas cidades brasileiras. A definição exata viria embasar uma eventual sugestão de denominação de uma área delimitada na nossa cidade como Centro Histórico. E Cachoeira do Sul tem as condições necessárias para ser uma das poucas cidades do país a ter um local efetivamente representativo desta expressão, com todo o seu significado.


    Integrantes do COMPAHC, auxiliados pelo Arqtº Cazarotto e pela estagiária Bianca Nunes, já iniciaram os trabalhos de medição e avaliação da Praça Balthazar de Bem para coletar dados que irão formatar o projeto para o futuro Centro Histórico de Cachoeira do Sul.

----------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário