quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Reunião Semanal - 26/09/2013

Presenças na reunião do dia 19:
 Osni Schroeder - Hugo R. Filippini - Danilo A. Cunha
Claiton F. Nazar - Thiago F. Cazarotto - Bianca Nunes
José D. Esber - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen

_________________________________________________


CALÇADA SOB CALÇADA

      Como foi informado, em postagem anterior no blog, resquícios de uma calçada antiga de ladrilhos hidráulicos foram descobertos na recuperação provisória da calçada frontal ao prédio do Paço Municipal. Esta recuperação foi necessária, após a retirada de tocos e raízes de Tipuanas que haviam no passeio público, cortadas no ano passado. A calçada "soterrada" foi fotografada e catalogada.


            Decidiu o Movimento pela Restauração, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, proteger o resquício daquela calçada antiga, com uma pavimentação feita sobre ela com argamassa fraca e pedra, que serão posteriormente removidos, (depois do restauro finalizado da edificação histórica), sendo projetado para o futuro uma especie de mostruário, de como foi a calçada no passado. 


         A primeira foto, abaixo, mostra os ladrilhos externos e a segunda mostra os que existem no lado interno da mesma porta, separados por uma soleira de granitina. Cada um dos três materiais corresponde a uma época diferente e provoca novos questionamentos e pesquisas.



             Ladrilho hidráulico:   é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento, usado em pisos e paredes, que teve seu apogeu entre o fim do século XIX e meados do século XX.
        Foi apresentado como alternativa ao mármore ou como uma "cerâmica", que não necessitava de cozimento. A partir dos anos 60, o surgimento de outros materiais substituiu progressivamente os pisos hidráulicos, por elementos menos elaborados e mais rentáveis.

        Os ladrilhos hidráulicos têm sua origem no final do último século no sul da Europa. Rapidamente se espalharam pelos países mediterraneos e tornaram-se populares também na Inglaterra Vitoriana e na Rússia, por sua resistência e por suas qualidades decorativas.
        Até hoje continuam sendo produzidos um a um e a maneira com que são feitos continua a mesma há mais de um século.

Processo de fabricação


Um molde de bronze é feito para cada desenho,
separando cada cor, ainda sem o ladrilho:


   - Esse molde é ajustado a um molde exterior de ferro que segue a forma da borda do ladrilho.
   - Cada parte do molde de bronze é enchida com uma mistura líquida a base de pó de mármore
     branco e cimento branco, e cada parte colorida separada com tintura.
   - O molde de bronze depois é retirado e o cimento colorido é coberto com o almofariz úmido.
   - O ladrilho é comprimido então a uma prensa hidráulica.
   - Depois que o ladrilho é liberada do molde, é verificado com cuidado.
   - O ladrilho é então submergido na água por 24 horas.
   - Finalmente, os ladrilhos são armazenados por 4 semanas em uma atmosfera úmida para
     terminar a cristalização do cimento, após o que estarão prontos para serem utilizados.

________________________________________



HONORÁRIOS DO PROJETO DE RESTAURO

                A Coordenadora Geral, Arqtª Elizabeth Thomsen, recebeu a informação, de um representante do Sr. Prefeito Neiron Viegas, de que a documentação  para assinatura do contrato e o pagamento dos honorários do projeto de restauro  do prédio histórico do Paço Municipal  já está praticamente pronta. Graças à presteza e capacidade técnica do arquiteto Julio Ramos, autor deste projeto de restauro, o Paço Municipal tem hoje um documento base para busca de financiamento (sendo um passo tão importante para o patrimônio cultural da nossa cidade). Nada mais justo que sejamos, também, ágeis no pagamento de seus merecidos honorários profissionais.

     


RECURSOS FINANCEIROS

              Muitos materiais já estão adquiridos para a primeira etapa da restauração, que é o escoramento estrutural e a recuperação do telhado principal.

              Entende o nosso Movimento pela Restauração de que há necessidade de recursos financeiros de pequena monta (para despesas pontuais), que serão utilizados no dia a dia desta fase inicial da obra, assim como de um administrador das demandas que serão geradas. Existe, também, a obrigatoriedade de nomear um profissional, responsável técnico, para decidir em nome da Prefeitura Municipal e assim agilizar alguns dos processos emergenciais.

            Até aqui, estas necessidades tanto financeiras, quanto as de ações administrativas e operacionais foram suportadas e induzidas por integrantes do Movimento pela RestauraçãoAté o presente momento, estas ações, pelas suas demandas características, foram suportáveis para a ação honorífica dos voluntários. Mas agora, é necessária uma ação profissional e técnica para que, com dedicação específica, sejam solucionados os problemas de uma obra desta grandeza.

___________________________________________



REUNIÃO COM O PREFEITO

            Está preliminarmente agendada uma reunião, na próxima semana com o Sr. Prefeito Municipal, no sentido de serem adotadas ações efetivas para início dos trabalhos de escoramento estrutural da edificação e a recuperação do telhado principal.
            Há, inclusive, um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assumido pela administração passada, não cumprido e que pode estar gerando multas diárias ao nosso município.
      
           Nesta reunião o Movimento pela Restauração apresentará, ao Sr. Prefeito, suas sugestões de agilização das obras emergenciais na edificação do Paço Municipal.

______________________________________________

________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário