quinta-feira, 20 de abril de 2017

ESTAÇÃO FERREIRA - Reunião do Grupo (20/04/2017)

REUNIÃO DO MOVIMENTO PELA
RESTAURAÇÃO DA ESTAÇÃO FERREIRA

Dia 19 de maio de 2017, 17h30m, na
Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha




O Coordenador Arq Osni Schroeder relatou os seguintes assuntos:

1. Demora na finalização do processo de licitação, pelo Município de Cachoeira do Sul, que orçou madeiras e telhas para a recuperação parcial do telhado principal da antiga Estação Ferreira - tombada pelo COMPAHC. A verba havia sido garantida por devolução de sobras orçamentarias da Câmara Municipal de Vereadores, ainda em 2016.

2. 3º Batalhão de Engenharia confirma a destinação de mão de obra especializada para execução do telhado principal da antiga Estação Ferreira. Agora se espera, somente, pelos materiais licitados para que se inicie esta primeira etapa do projeto.

3. Invasões na área tombada da estação: na última semana, foram identificadas duas tentativas de ocupação ilegal de terrenos, na área tombada da Estação Ferreira, e posteriormente os espaços invadidos foram reincorporados ao patrimônio municipal da cidade, por iniciativa do Coordenador do Movimento. 





4. Na reunião de ontem foram revisados vários itens em desenvolvimento na ação de preparar e anexar a documentação necessária ao projeto de restauro, para que se possa pleitear financiamentos junto aos órgãos de incentivo à cultura. O grupo técnico de voluntários, que desenvolve gratuitamente estes projetos, se reunirá na próxima semana. O parceiro Arquiteto Thiago Cazarotto sugeriu o cadastramento da AMICUS, junto ao órgão competente do Governo Federal, para habilitação às muitas verbas da União.



5. Também foi relatado pela parceira Ione Sanmartin Carlos, a participação em evento promovido pelo 3º Batalhão de Engenharia, que constou de palestra do arquiteto Vitor Mori, superintendente do IPHAN em São Paulo, sobre a história de fortificações militares no Brasil. 

Fotos: Renato Thomsen     Texto: Osni Schroeder

IMPRENSA


           O Jornal do Povo, edição de 25 de abril de 2017, publicou coluna do Arquiteto Osni Schroeder sobre os significados da restauração de monumentos históricos tombados como patrimônio. Link abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário