sexta-feira, 5 de maio de 2017

ESTAÇÃO FERREIRA - Reunião, Projeto e História (03/05/2017)

           Às 17h30m desta quarta-feira, dia 03 de maio de 2017, teve lugar na Casa de Cultura mais uma reunião de trabalho do Movimento pela Restauração da Estação Ferreira:




        Entre outros assuntos, discutiu-se a problemática das invasões da área pública no entorno da Estação da Ferreira, a compra de material para iniciar a 1ª fase do restauro, assim como a confirmação do Coronel Hossmann para a disponibilização de mão de obra qualificada para as obras de recuperação do telhado principal.

      Também houve a apresentação e discussão do projeto elaborado pelos Arquitetos Marcia Heck, Thiago Cazarotto, Flávia Tischler, Elizabeth Thomsen, Osni Schroeder e outros colaboradores (reprodução abaixo) :


             A Historiadora Profª Mirian Ritzel, vice-presidente do COMPAHC, relatou seus estudos sobre a história da Estação Ferreira e disponibilizou o texto original, extraído do jornal A Federação (Porto Alegre), edição do dia 19 de outubro de 1885, sobre a inauguração do prédio (reprodução da transcrição fiel abaixo) :




"E. de Ferro de Porto Alegre a Cacequy
Inauguração do trecho entre o Jacuhy e Santa Maria"

            "No dia 15, conforme noticiámos, foi inaugurado o trecho da estrada de ferro entre Jacuhy e Santa Maria.
            Na vespera, ás 71/2 horas da noite, seguio do trapiche da Companhia Fluvial o vapor Guapo, levando a seu bordo o sr. vice-presidente da provincia e seus convidados, entre os quaes se achavam os srs. drs. Francisco da Silva Tavares, Domingos dos Santos, Paulino Chaves, José Queima e Barcellos Filho, e o director da Estrada de Ferro, dr. Eugenio de Mello, secretario Luiz Americano e outros empregados da mesma estrada.
            Seguiram tambem algumas familias dos convidados.
A bordo ia uma banda de musica, contratada pela a camara municipal de Santa Maria para as festas da inauguração.
A’s 2 horas da madrugada de 15 atracou o Guapo ao cáes da Margem do Taquary.
            Logo depois chegou o Gaúcho, conduzindo muitos passageiros.
            A’s 5 horas da manhã partio o trem especial, composto de um carro de estado, tres carros de 1ª classe e um wagon para bagagens.
Curta foi a demora nas estações de Santo Amaro, Monte Alegre, João Rodrigues e Couto.
            A’s 73/4 chegou o trem á estação de Rio Pardo, de onde seguio ás 91/4, depois do almoço que foi offerecido ao vice-presidente da provincia pelos chefes conservadores d’aquella localidade, os srs. Raphael e Francisco Azambuja.
            Após curta demora nas estações de Pederneiras e Bexiga, chegou o trem, ás 11 horas 35 minutos, á cidade da Cachoeira.
            Ali foi o vice-presidente comprimentado pelas autoridades locaes (com excepção dos drs. juiz de direito e juiz municipal), por 12 co-religionarios e por uma commissão da camara municipal, composta dos vereadores Severo Fialho, Gama e Barcellos.
Continuando a viagem ás 11 h. e 35m., o trem demorou na estação da Ferreira apenas 3 minutos, e ás 12 ¾ da tarde transpunha a colossal ponte metallica do Jacuhy, uma das mais importantes obras d’arte que se devem á engenharia brazileira.
            Pouco além, á distancia de um kilometro mais ou menos, está situada a estação do Jacuhy, d’onde proseguio a viagem, sendo uma hora da tarde.
            A’s 4 horas e 5 minutos da tarde, sem occorrer nenhum incidente digno de nota, chegou o trem a Santa Maria da Bocca do Monte.
Na estação e immediações agglomerava-se grande multidão, estando presentes vereadores da camara municipal, autoridades civis e policiaes encorporadas, alumnos de collegios com seus directores, etc.
            O vice-presidente da provincia e seus amigos seguiram para as casas do vigario Bittencourt e sr. Francisco de Paula e Silva, onde foram hospedados.
            O dr. Eugenio de Mello e pessoal technico, acompanhados pela camara municipal, autoridades e grande multidão, precedidos de uma banda de musica, encaminharam-se para o hotel Leon, onde foi servido um magnifico banquete.

            Trocaram-se então muitas e festivas saudações."




Nenhum comentário:

Postar um comentário