Entre outros assuntos, discutiu-se a problemática das invasões da área pública no entorno da Estação da Ferreira, a compra de material para iniciar a 1ª fase do restauro, assim como a confirmação do Coronel Hossmann para a disponibilização de mão de obra qualificada para as obras de recuperação do telhado principal.
Também houve a apresentação e discussão do projeto elaborado pelos Arquitetos Marcia Heck, Thiago Cazarotto, Flávia Tischler, Elizabeth Thomsen, Osni Schroeder e outros colaboradores (reprodução abaixo) :
A Historiadora Profª Mirian Ritzel, vice-presidente do COMPAHC, relatou seus estudos sobre a história da Estação Ferreira e disponibilizou o texto original, extraído
do jornal A Federação (Porto Alegre),
edição do dia 19 de outubro de 1885, sobre a inauguração do prédio (reprodução da transcrição fiel abaixo) :
"E. de Ferro de Porto Alegre a Cacequy
Inauguração do trecho entre o Jacuhy e Santa
Maria"
"No
dia 15, conforme noticiámos, foi inaugurado o trecho da estrada de ferro entre
Jacuhy e Santa Maria.
Na
vespera, ás 71/2 horas da noite, seguio do trapiche da Companhia
Fluvial o vapor Guapo, levando a seu bordo o sr. vice-presidente da provincia e
seus convidados, entre os quaes se achavam os srs. drs. Francisco da Silva
Tavares, Domingos dos Santos, Paulino Chaves, José Queima e Barcellos Filho, e
o director da Estrada de Ferro, dr. Eugenio de Mello, secretario Luiz Americano
e outros empregados da mesma estrada.
Seguiram
tambem algumas familias dos convidados.
A bordo ia
uma banda de musica, contratada pela a camara municipal de Santa Maria para as
festas da inauguração.
A’s 2 horas
da madrugada de 15 atracou o Guapo ao cáes da Margem do Taquary.
Logo
depois chegou o Gaúcho, conduzindo muitos passageiros.
A’s
5 horas da manhã partio o trem especial, composto de um carro de estado, tres
carros de 1ª classe e um wagon para bagagens.
Curta foi a demora nas
estações de Santo Amaro, Monte Alegre, João Rodrigues e Couto.
A’s 73/4 chegou o trem á estação de Rio Pardo,
de onde seguio ás 91/4, depois do almoço que foi offerecido ao
vice-presidente da provincia pelos chefes conservadores d’aquella localidade,
os srs. Raphael e Francisco Azambuja.
Após curta demora nas estações de Pederneiras e Bexiga,
chegou o trem, ás 11 horas 35 minutos, á cidade da Cachoeira.
Ali foi o vice-presidente comprimentado pelas autoridades
locaes (com excepção dos drs. juiz de direito e juiz municipal), por 12
co-religionarios e por uma commissão da camara municipal, composta dos
vereadores Severo Fialho, Gama e Barcellos.
Continuando a
viagem ás 11 h. e 35m., o trem demorou na estação da Ferreira apenas 3 minutos,
e ás 12 ¾ da tarde transpunha a colossal ponte metallica do Jacuhy, uma das
mais importantes obras d’arte que se devem á engenharia brazileira.
Pouco além, á distancia de um kilometro mais ou menos,
está situada a estação do Jacuhy, d’onde proseguio a viagem, sendo uma hora da
tarde.
A’s
4 horas e 5 minutos da tarde, sem occorrer nenhum incidente digno de nota,
chegou o trem a Santa Maria da Bocca do Monte.
Na estação e immediações
agglomerava-se grande multidão, estando presentes vereadores da camara
municipal, autoridades civis e policiaes encorporadas, alumnos de collegios com
seus directores, etc.
O vice-presidente da provincia e seus amigos seguiram
para as casas do vigario Bittencourt e sr. Francisco de Paula e Silva, onde
foram hospedados.
O dr. Eugenio de Mello e pessoal technico, acompanhados
pela camara municipal, autoridades e grande multidão, precedidos de uma banda
de musica, encaminharam-se para o hotel Leon, onde foi servido um magnifico
banquete.
Trocaram-se então muitas e festivas saudações."
Nenhum comentário:
Postar um comentário