segunda-feira, 28 de novembro de 2016

PAÇO MUNICIPAL - Parceiros da comunidade (28/11/2016)

RELEMBRANDO O PASSADO 1



          No dia 28 de novembro o prédio histórico do Paço Municipal foi visitado pela Srª Ignez Kovacs, grande benemérita de movimentos pela preservação de bens culturais e pelo Sr. Lauro Gehrke, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul.

         O Sr. Lauro Gehrke relatou, discriminando dependência por dependência, quais as funções que eram instaladas ali na década de 70 .

          Contou passagens pitorescas, próprias de uma casa pública visitada diariamente por vários tipos de pessoas, denotando que o local tinha muita vida pelas histórias que nos contou. 

         Impressionou-se com os arcos da antiga cadeia, pois nem sabia da sua existência, porque na sua época eles ficavam "escondidos" por um forro de madeira/Brasilit

         Contou que, quando era vereador, existia no terraço do pavimento superior apenas um sanitário para uso dos Edis. E havia uma vereadora mulher, a Profª Ely Marciniak, que quando ia ao banheiro único solicitava que ficasse alguém impedindo a entrada de homens no local.

          Lauro Gherke, eleito Presidente da Câmara à época, tomou como primeira providência construir mais um banheiro sobre o terraço - acabando assim com o constrangimento para mulheres vereadoras, que por sinal na próxima legislatura já eram duas: a Srª Marina Martellet e a Profª Ely Marciniak.

         Os sanitários construídos naquela época, sobre o terraço, foram removidos nas atuais obras de restauro, visto que eram marcadamente anexos sem importância arquitetônica acrescidos à edificação do Paço Municipal.



CADEIA EM FASE FINAL


          No setor do prédio onde se localizava a antiga Cadeia Municipal, os trabalhos estão sendo finalizados, faltando apenas a pintura e a iluminação definitiva.

          Incrivelmente, ainda que a maioria dos cachoeirenses não tenha convivido naquele local como se fosse em uma cela, o presente restauro preservou o espírito do lugar com enclausuramento forçado, mesmo que no local já tenham sido instalados por muito tempo várias funções administrativas do Município.



RELEMBRANDO O PASSADO 2


             No salão onde se localizava a Câmara de Vereadores, no pavimento superior, o Sr. Lauro Gehrke relembrou a disposição da mesa principal e das mesas dos vereadores.

           Referiu que as acomodações para quem quisesse assistir às sessões eram algumas cadeiras esparsas, localizadas junto às paredes laterais.

          Em dias de discussão polêmica, o público tomava assento nestas cadeiras, ocupava os espaços das sacadas e nas portas de acesso. 


Srª. IGNEZ KOVACS

        Nossa parceira, desde a recuperação da Ponte de Pedra, ficou encantada com o que viu nas obras de restauração do Paço Municipal.

        Dona Ignez nos disse que guarda em sua memória as incontáveis vezes em que veio ao prédio para resolver questões administrativas que diziam respeito ao Município de Cachoeira do Sul. Afirmou, ainda, que hoje a realidade do Paço em processo de restauro suplanta as descrições elogiosas de muitos cachoeirenses que o visitaram anteriormente.



ACABAMENTOS NAS MADEIRAS


            As portas e os marcos, localizados nas antigas paredes de taipa-de-mão, receberam muitas intervenções de recuperação/restauro ao longo dos anos e por terem sido pintados anteriormente receberão camadas de tinta, para harmonizar sua aparência - A discussão presente é a cor e sua tonalidade.


ARQUITETA BIANCA NUNES


           Nossa parceira Arq.ª Bianca Nunes, acompanhou os parceiros voluntários Arq.ª Elizabeth Thomsen e Arq.º Osni Schroeder, nesta vistoria das obras de restauro.

          A Arquiteta Bianca foi voluntária de primeira hora, apoiando o Movimento, especialmente na fase inicial de levantamentos e medições do prédio do Paço Municipal e da Praça Balthazar de Bem, visando a consolidação dos levantamentos cadastrais destes dois Sítios Históricos - trabalho este desenvolvido em conjunto com o saudoso Eng.º Danilo Cunha.


O Sr. Giovani Luis Dallazen, técnico administrativo da Empresa Construções Granzotto,
também acompanhou o grupo pelas dependências do prédio em processo de restauro.

_________________________________




INTEGRAÇÃO PAÇO - CHÂTEAU d'EAU - CATEDRAL


         Os visitantes elogiaram o intenso movimento de restauro
 no Centro Histórico de Cachoeira do Sul, na Praça Balthazar de Bem. 

         Em breve o Paço Municipal e o Château d'Eau estarão restaurados e em seguida a pintura da Catedral estará concluída, valorizando aquele conjunto da cidade e agregando mais valor ainda ao nosso Patrimônio Histórico-Cultural.

Paço Municipal, Château d'Eau e Catedral Nª.Sª. da Conceição
(Centro Histórico Cachoeirense) em restauro simultâneo


Fotos: Renato Thomsen    Texto:  Arq. Osni Schroeder

Nenhum comentário:

Postar um comentário