terça-feira, 8 de novembro de 2016

ESTAÇÃO FERREIRA - Recursos iniciais para o restauro (08/11/2016)


             Neiron Viegas, Homero Tatsch e Cristina Mor são cidadãos cachoeirenses que entram para a história da velha estação da Ferreira -
 Uma negociação, entabulada pelos três, permitiu que se vislumbre a liberação de R$ 20.000,00 para o início dos trabalhos de restauração do bem tombado.

            Este recurso inicial será especificamente utilizado na edificação da velha estação que é propriedade do Município de Cachoeira do Sul e está cedida para a Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura - AMICUS.

         Já foram investidos alguns recursos levantados pelos parceiros do Movimento Pela Restauração da Estação Ferreira, para elaboração do levantamento cadastral, projeto de restauro, levantamento  topográfico geo-referenciado, além de materiais e mão de obra para cercamento da área.


           Os recursos financeiros, prometidos agora pelo Município e Câmara de Vereadores, no valor de R$ 20.000,00 serão investidos na aquisição de materiais para restauração da cobertura da edificação. Inicialmente será priorizada a cobertura da parte assobradada (com risco de desabamento), depois será a vez da cobertura do antigo depósito (que está sem telhas, devido a diversos furtos ocorridos no local).

       Projeta-se que a mão de obra seja do 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul (parceiro na recuperação da Ponte de Pedra, além do escoramento e telhado do Paço Municipal), coroando negociações já entabuladas com seu comandante, Tenente-Coronel Guilherme Stagi Hossmann.



REUNIÃO DO MOVIMENTO


          Na tarde de segunda feira, 7 de novembro reuniram-se alguns integrantes do Movimento, para estabelecer estratégias e buscar documentação para que se viabilize o recurso público prometido para o restauro da Estação Ferreira.

         Também foram tratados outros assuntos de interesse do movimento, como a definição do uso que será destinado à estação depois do restauro. 

         Algumas experiências conhecidas nos EUA, de aproveitamento de locais com potencial em relação às estradas de ferro, trens e estações ferroviárias foram trazidas pelos parceiros Renato e Elizabeth Thomsen, em recente viagem que fizeram àquele país. 

Fotos: Renato Thomsen      Texto: Osni Schroeder

         Outros assuntos de interesse da preservação de bens tombados em Cachoeira do Sul, foram também tratados.

_________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário