domingo, 24 de julho de 2016

Paço Municipal - Centro Histórico visto do alto

         O fotógrafo e colaborador do Movimento, Maurício Carlos Dias, nos enviou a belíssima imagem aérea do Centro Histórico de Cachoeira do Sul (definido pelo COMPAHC: Praça Balthazar de Bem, Paço Municipal, Château d'Eau e Catedral Nª Sª da Conceição), registrada com Drone e efeito de fisheye lens:



É possível visualizar o Paço Municipal no centro da composição



               A fisheye lens, também conhecida por "olho de peixe", é uma lente super grande angular que simula uma visão de 180º ao distorcer a linha do horizonte. Maurício nos explica que conseguiu o efeito desta lente profissional utilizando um programa de computador e várias fotos panorâmicas, criando assim esta artística e interessante ilusão com efeito de curvatura da terra.


      "Este resultado foi obtido através do processamento por software, que fez uma tal de projeção estereográfica, de uma foto panorâmica. A foto panorâmica foi composta pela junção de 22 imagens que capturei com o drone. 
Mais informações em:
https://pt.wikipedia.org/.../Proje%C3%A7%C3%A3o_estereogr...


         Em geometria, com aplicações em cartografia, a projeção estereográfica é um tipo de projeção em que a superfície de uma esfera é representada sobre um plano tangente a ela, utilizando-se como origem um ponto diametralmente oposto ao ponto de tangência daquele plano com a esfera".



OBRIGADO
E PARABÉNS PELA OBRA, MAURÍCIO!


________________________________



Abaixo uma das fotos utilizadas na composição:
Percebe-se a beleza e a qualidade dos telhados, a amostragem das
telhas antigas e o terraço, finalizados pela Empresa Granzotto


Um comentário: