quarta-feira, 15 de junho de 2016

Paço Municipal - Restauro adiantado


ASSOALHOS COMEÇAM A VOLTAR
           


         A sala mais importante da edificação do Paço, o salão nobre do pavimento superior (de frente para a praça), começa a receber o novo assoalho, em madeira de lei, em substituição ao antigo que estava totalmente deteriorado pela ação de umidade e insetos daninhos.

   
    

            A manhã foi de emoção para os integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, porque a simbologia da instalação do assoalho definitivo representa a ultrapassagem de um ponto do restauro em que não há mais volta. O único caminho perceptível é para a frente e para o sucesso da preservação da antiga edificação Casa de Câmara e Cadeia.

        As imagens falam melhor que as palavras para expressar a alegria de todos, voluntários, Prefeitura, servidores e funcionários da empresa restauradora.



MADEIRA E LADRILHOS HIDRÁULICOS

            A perfeita integração do novo assoalho com os antigos ladrilhos hidráulicos originais (nas soleiras das três portas e sacadas) é mais uma característica positiva visível nesta etapa da obra.



PRÉDIO CONTINUA SURPREENDENDO

       Os trabalhos de raspagem das várias camadas e tipos diferentes de tintas das paredes da edificação revelaram "dois olhos" redondos, escondidos atrás do revestimento por muito tempo.

          Claramente haviam dois "buracos" (Óculo) numa parede, entre a sala da esquina e o corredor de entrada pela Praça Balthazar de Bem. 

         Estes elementos arquitetônicos, desconhecidos e ausentes em inúmeros relatos da história sesquicentária do prédio, estão preenchidos com um tipo de argamassa que denota não ser tão antiga. É possível que o fechamento dos dois "olhos" se deu quando foi construída uma laje de concreto intermediária, na sala da frente e do corredor, nos anos 70. O porque, ninguém sabe ainda...
   
       A dúvida agora é tentar recuperar os dois "olhos", removendo a argamassa para estudar o que restou, ou voltar a esconde-lo da vida do prédio.


Óculo 
Óculo:  Designação dada a um elemento de arquitetura, sendo uma abertura na fachadaou no interior da edificação, que pode ser redonda ou de outras formas geométricas. 



RECUPERAÇÃO DOS REVESTIMENTOS DE PAREDES


        Continuam os meticulosos trabalhos de restauração dos revestimentos das paredes internas. As alvenarias apresentam várias fissuras, alguns trechos revestidos de argamassa com traço contemporâneo (com mais cimento do que o recomendado para prédios antigos) e com recobrimentos parciais de massas acrílicas. O trabalho em andamento visa reparar cuidadosamente as superfícies rugosas, com um revestimento de argamassa especialmente fabricada pela empresa DB Barcelos, em traço muito próximo do original utilizado na construção do prédio - iniciada em 1861.




GATEIRAS VOLTAM NA SALA DA ESQUINA


         Na dependência da esquina, onde o assoalho original está sendo recuperado pela retirada de aterros e piso cerâmico não originais, também estão sendo recuperadas as "gateiras" de ventilação, que são dutos abertos nas paredes externas, necessários para a correta manutenção de integridade do assoalho de madeira.



RESTAURAÇÃO DA PORTA DO TERRAÇO


         A porta que abre para a área externa do terraço nos fundos do segundo pavimento, ainda que não esteja totalmente pronta, já demonstra sua beleza restaurada pelos profissionais da empresa Granzotto.



ESCADAS PARA O 2º PISO
             
            Arquitetos do movimento analisam as escadas que conduzem para o segundo pavimento.
            Após a finalização da recuperação das paredes e assoalhos, a próxima meta será trazer de volta à forma original os desgastados degraus por onde subiram e desceram dezenas de personalidades da nossa história.


NOSSO FOTÓGRAFO TAMBÉM FOI REGISTRADO
          A manhã foi de tão intensa alegria pelo estágio adiantado das obras de restauração, que até o nosso parceiro Renato Thomsen saltou da pilotagem da máquina fotográfica para posar ao lado da Coordenadora Elizabeth Thomsen e do adjunto Osni Schroeder, tendo ao fundo a marca da realidade de um restauro sonhado e acalentado por muitos voluntários como ele.


__________________________________________



TRÊS OBRAS QUE SE COMPLETAM 


"O tampo raspado, o trinco fechado, o vidro borrado, são provas vivas de que o Paço, mais do que nunca volta à vida. Como também voltam o Netuno, do Chateau D'Eau e a Virgem Maria, da Catedral.

Como disse um forasteiro, apaixonado pelo lugar e pelo equilíbrio entre a porção material do Paço, o lado espiritual da Catedral, unidos pela representação da alma pelo Chateau D'Eau.

Homenagem ao Renato Thomsen, artista que descobriu esta foto e ao Antonio Sarasá, um forasteiro que viu mais do que muitos de nós a beleza simbólica do conjunto arquitetônico da
Praça da Matriz."





Arq. Osni Schroeder




__________________________________________

3 comentários: