quarta-feira, 8 de junho de 2016

Paço Municipal - Eng. Granzotto e Arq Rose


VISITA TÉCNICA:
Eng. GUILHERME GRANZOTTO e Arq. ROSELY HACHMANN

       Na tarde de hoje, 8 de junho de 2016, estiveram reunidos arquitetos integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal com a Arquiteta Rosely Hachmann e o Engenheiro Guilherme Granzotto, da empresa responsável pelo restauro da edificação histórica. 





REVESTIMENTOS DAS PAREDES

          Foram revisados vários trechos de revestimentos internos de paredes, especialmente os que estão sendo restaurados porque apresentaram a necessária condição de solidez.



         Na discussão de revestimentos de paredes, confirmou-se o princípio do projeto em manter-se a característica de não impermeabilidade dos mesmos, garantindo assim que a parede, sua argamassa de assentamento, os próprios revestimentos internos e externos "respirem", mantendo a integridade do conjunto.
        


        Um grande problema, em obras com a "idade" do prédio do Paço Municipal, é que estas paredes em alvenaria não foram construídas de modo a serem previamente protegidos contra umidades. Por isto todo o cuidado é pouco, no sentido de não aprisionar umidades nas paredes em função de impermeabilizações indevidas. 

       Discutiu-se também, nesta linha, o estudo da pintura a ser aplicada nas paredes externas e internas.




 PREPARO DO TERRAÇO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO


         O terraço, existente nos fundos do pavimento superior, cobre toda a área da antiga cadeia. A impermeabilização do piso aparente, que sinaliza não ser original, apresenta vários pontos de significativa infiltração - pontos estes que colocam em sério risco os três arcos que compõem as celas logo abaixo.




AMOSTRA DO TELHADO ORIGINAL

          
          Foi concluído um pano de telhado como amostra das telhas originalmente utilizadas no Paço, até o presente processo de restauro. 

          As telhas foram selecionadas e trocadas no telhado superior, considerando a impossibilidade de repô-las no lugar após a recuperação da estrutura de madeira e colocação de sub-telhado de aluzinco. Haviam muitas telhas quebradas ou com fissuras, sem condições de uso, o que ocasionava a infiltração sistêmica de águas pluviais.


         A amostra de telhas é um testemunho histórico permanente da cobertura do Paço Municipal por muitas décadas. Nos telhados inferiores, nas duas laterais da edificação (nos anos 70) já haviam sido retiradas as telhas originais e substituídas por telhas de fibrocimento - que agora foram trocadas pelas novas telhas de cerâmica.



ELEVADOR PRONTO PARA RECEBER EQUIPAMENTO


       O futuro elevador, para acesso do pavimento térreo ao pavimento superior, já está com sua caixa em alvenaria pronta e revestida. A instalação definitiva do motor, porta, cabos e plataforma está programada para um ponto mais avançado no cronograma de execução da obra.



ASSOALHOS E FORROS DE MADEIRA


       O Eng. Granzotto comunicou a chegada, já na próxima semana, da primeira leva de madeiras de lei para execução de assoalhos da edificação. O barroteamento, instalações elétricas, cabeamento de lógica e outras tarefas preliminares já estão executados.



ABERTURAS


          O processo de restauro das esquadrias originais, assim como a reposição das degradadas continua dentro do cronograma estabelecido.

          Fabricadas com esmero, no próprio local da obra, algumas já estão com a primeira demão de tinta e com os novos vidros assentados (Foto abaixo)






FOTO PARA A HISTÓRIA

        Arquiteta Elizabeth Thomsen, Arquiteto Osni Schroeder, Arquiteta Rosely Hachmann, Arquiteta Aline Rosa e Engenheiro Guilherme Granzotto, marcando ao fundo o prédio da antiga Casa de Júri, Câmara e Cadeia - atual Paço Municipal, num momento registrado pelo parceiro voluntário Renato Fontanari Thomsen. 


___________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário