terça-feira, 28 de junho de 2016

Paço Municipal - UFSM visita a obra (28/06/2016)

          Na manhã de hoje parte do corpo docente do Curso de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Maria (Campus Cachoeira do Sul) visitou a obra de restauro na edificação histórica do Paço Municipal:


            Voluntários do Movimento pela restauração e integrantes do COMPAHC guiaram os mestres arquitetos, interessados em Patrimônio Histórico, através das salas em processo de recuperação, detalhando as fases pelas quais o prédio de 150 anos está sendo restaurado pelos técnicos da Empresa Construções Granzotto.




         O Professor Arquiteto Caryl Lopes já havia visitado o prédio em 2013, antes do início da obra. Agora, em companhia das Arquitetas Clarissa de Oliveira Pereira , Renata Zampieri, Michelle Morais e Luciane Herter, retorna para conferir os grandes avanços conquistados na recuperação arquitetônica do prédio.




RESTAURAÇÃO DE ESQUADRIAS


         Os visitantes puderam conferir de perto o trabalho meticuloso dos restauradores nas esquadrias que ainda apresentam condições para tanto.               
     
        Felizmente poucas esquadrias internas tiveram de ser reconstruídas, situação diferente do que ocorreu com as esquadrias externas que estavam muito deterioradas pela ação do tempo e pela falta de manutenção preventiva.






REVESTIMENTO DE PAREDES


          No corredor de acesso, pela Praça Balthazar de Bem, a restauração do reboco original foi mais demorada - considerando ser este trecho um dos que sustentavam uma laje de concreto intermediária (intervenção arquitetônica nos anos 70) que foi retirada conforme determinação do projeto de restauração.



RESTAURO DA ESCADA AO PAVIMENTO SUPERIOR




           Na escada ao pavimento superior (que tem seu primeiro lance até um patamar intermediário e depois retorna em segundo lance, a partir deste patamar, até o nível superior), infelizmente não puderam ser aproveitados os pisos e espelhos de madeira originais. A degradação provocada pela ação de insetos durante um século e meio impediu que, até por segurança, fossem utilizados os degraus e espelhos construídos em 1864. As peças originais, em madeira de lei, da estrutura de sustentação dos degraus e do patamar foram restauradas e protegidas contra cupins. 

        Algumas diferenças perceptíveis em altura de degraus, presentes na configuração original da escada, estão sendo corrigidas em nome da segurança.



MANUTENÇÃO

         A logística de trabalho, implementada pela Construtora Granzotto, possibilitou que praticamente todas as tarefas de fabricação de peças e manutenção das ferramentas utilizadas no restauro da edificação fossem realizadas no local das obras, economizando tempo e recursos.



ARQUITETA ALINE PRESENTE

         A arquiteta Aline da Rosa, contratada pela Prefeitura de Cachoeira do Sul para fiscalizar o restauro, tem acompanhado de perto a execução das obras, mantendo permanente contato com os profissionais voluntários do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal.




REGISTRO


          A visita dos Professores da UFSM, de integrantes do COMPAHC e dos voluntários pela restauração do Paço Municipal, foi registrada por uma foto em frente ao Paço. 


          Neste momento foi notificada mais uma vez, pelos professores da UFSM, a importância que Cachoeira do Sul começa a dar ao seu patrimônio cultural edificado. 

         Na ocasião foram agendadas visitas técnicas de algumas turmas de acadêmicos de Arquitetura, cachoeirenses e da cidade de Santa Maria/RS, para conhecerem nossas obras de restauração.

         As técnicas construtivas originais (e suas características históricas) assim como as intervenções necessárias de restauro e preservação, foram destacados pelos visitantes como sendo importantes no processo de formação dos novos profissionais em arquitetura.







_______________________________________




ESTAÇÃO FERREIRA

         O arquiteto Osni Schroeder, Coordenador Geral do Movimento pela Restauração da Estação Ferreira, aproveitou a presença dos professores da UFSM para propor uma parceria permanente com os cursos de arquitetura da Universidade Federal, visando a futura implementação do restauro da antiga estação. 

        A proposta do Coordenador foi bem recebida pelos mestres e acompanhada da surpresa de que Cachoeira do Sul ainda possui no território do município uma antiga estação ferroviária em condições de ainda ser restaurada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário