quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

1ª visita técnica de 2016


           Começamos 2016 com o reinício dos trabalhos de restauro da edificação do Paço Municipal pela empresa Construções Granzotto, o que determinou também a visita técnica de integrantes voluntários do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal e da Arquiteta Aline Rosa, contratada para acompanhar e fiscalizar os trabalhos de restauração em nome do Município de Cachoeira do Sul.

        Estiveram presentes na visita, a Arq Elizabeth Thomsen, Coordenadora Geral do Movimento, o Arquiteto Osni Schroeder Coordenador Adjunto e a Arquiteta Aline Rosa. Registrou a visita, o colega Renato Thomsen, captando imagens que ilustram o progresso dos trabalhos em andamento.



Acima, a imagem da reconstrução de parede na antiga cadeia

       Esta parede delimita o sanitário (em construção) para uso de pessoas com necessidades especiais, com acesso lateral pelo corredor geral. 



Acima, a vista da construção de sanitários de uso público,
reconstruídos no mesmo local onde se localizavam anteriormente 
                        
          Registre-se, no canto superior direito da foto, a grade original de uma das celas da antiga cadeia, descoberta durante o início dos serviços de preparação do restauro e agora preservada.




TELHADO INTERMEDIÁRIO ESQUERDO 

Imagem da reconstrução do telhado intermediário, 
ao lado da esquina com a rua Gabriel Leon.

            A reconstrução na volumetria original, restaura a imagem de 1864 deste telhado nas vistas da edificação. O telhado que existia há pouco tempo, construído em telhas de fibrocimento, não era aparente devido à sua inclinação menor do que a original.

Detalhe da nova estrutura de madeira do telhado intermediário

         Identifica-se a magnitude da estrutura de madeira, a colocação de subtelhado de aluzinco (recomendação do IPHAN) e telhas de modelo colonial português, idênticas às que haviam sido colocadas no telhado superior pelo parceiro 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul.



       Acima, detalhe de assentamento das telhas de barro, com ripamento duplo (horizontal e vertical) para garantir a perfeita estabilidade estrutural das peças de cerâmica no conjunto.



DETALHES NA RESTAURAÇÃO DE ESQUADRIAS


         Registra-se, com satisfação, o esmero dos trabalhadores da empresa Construções Granzotto, na recuperação dos telhados laterais e na restauração das esquadrias de madeira na edificação do Paço Municipal.

         Todo o trabalho desenvolvido se molda pelas determinações técnicas de restauro oriundas do projeto concebido pelo Arquiteto Júlio Ramos, de Venâncio Aires/RS.


           Os trabalhos têm sido acompanhados e assessorados de perto, sempre que necessário, pelos arquitetos integrantes do Movimento pela Restauração do Paço Municipal.




TELHADO SOBRE A ANTIGA CASA DA GUARDA,
ATUAIS SANITÁRIOS DE USO PÚBLICO


      Com o passar dos anos, a construção original do Paço recebeu novos anexos para adequar-se aos novos usos e necessidades. Em 1873,ao norte, foi construída uma ampliação para servir de aposento ao carcereiro, que anteriormente era abrigado no setor da Cadeia Civil.

      Em 1921, ao sul, foi construído pelo arquiteto José Mariné, um anexo destinado a receber o Gabinete do Intendente, uma novidade chegada com o regime republicano.
      
     Estes anexos são detalhados em registros históricos e visíveis a qualquer observação da construção.

     Ultimamente o anexo sul era utilizado como local de sanitários para uso de funcionários públicos e de trabalhadores que acessavam àquele local. 

     Este uso específico para o local foi mantido no projeto de restauro, sendo implantado um novo layout adequado às necessidades presentes e à própria legislação sanitária vigente.

      Na cobertura deste local, onde havia um precário telhado de zinco com pouca inclinação, será implantado um pano de telhado com as antigas telhas originais da edificação, selecionadas e retiradas do telhado superior central. 


        Como se pretende manter a mesma inclinação do telhado anterior, que é insuficiente para o bom escoamento quando se utiliza telhas de barro, colocou-se um subtelhado de aluzinco, hermeticamente fechado, que garantirá a inexistência de eventuais goteiras em dias de chuva.

       A solução encontrada, resolve a questão técnica além de apresentar um mostruário a céu aberto das telhas originais que protegeram o Paço Municipal por mais de 150 anos.




PERFEIÇÃO NO RESTAURO DE ESQUADRIAS


         O princípio técnico do projeto de restauro é aproveitar ao máximo as esquadrias existentes, ainda que estejam bem degradadas. Peças novas, em madeira de lei, somente quando e onde o restauro for impossível - assim sendo a reconstrução (total ou parcial) se faz necessária.



       A qualificação dos restauradores e os equipamentos específicos colocados à disposição dos trabalhadores, nos dá a certeza de que os objetivos iniciais dos integrantes do Movimento serão plenamente alcançados.

  









CUPINS


       É verão, estamos na época da revoada de cupins. E estes insetos isópteros preocupam qualquer pessoa que tenha madeira nas suas edificações.

      Na primeira etapa (restauração do telhado superior) houve um cuidado extremo no controle da infestação de cupins no madeiramento preservado, trabalho que também está sendo feito nesta segunda etapa e que se incorporará ao Caderno de Encargos Permanentes de Manutenção para o futuro. 



NA JANELA

       "Das janelas de uma casa, o homem tem a oportunidade de ver o mundo e a partir daí tentar conquistar sua liberdade. Raramente o mundo faz o movimento inverso, de observar quem está na janela. 

       O Renato, diante do olhar preocupado da Elizabeth, esqueceu a segurança necessária e, do telhado, captou de fora para dentro o que move a recuperação de um dos nossos mais belos prédios.

       A foto mostra gente na janela e conta o sonho de liberdade e vida para o Paço."

Arq Osni Schroeder


Um comentário:

  1. Sensacional o trabalho que está sendo desenvolvido nesta edificação maravilhosa. Os objetivos deste grupo, em que orgulhosamente me incluo, serão plenamente atingidos para o bem da nossa memória e da beleza da nossa cidade. Parabéns a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir