segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Reunião técnica - Decisões




CONFIRMAÇÃO DE DEFINIÇÕES TÉCNICAS


         Uma das frentes de trabalho, no restauro do Paço Municipal, é a reconstrução do telhado intermediário direito (para o lado do jardim da Prefeitura).



            A dificuldade se justifica porque o telhado original foi totalmente retirado por volta da década de 60, substituído por uma estrutura de madeira em angulo aberto e telhas de fibrocimento (Brasilit). 


          Não existindo registros documentais, fotográficos ou até mesmo de relatos de pessoas da época, resta a proposta do projeto de restauro, que tem sido permanentemente avaliada com o autor do projeto Arquiteto Júlio Ramos, por integrantes técnicos do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal e também pelos técnicos da Empresa Construções Granzotto, que executa o restauro da edificação.


         A execução da cobertura atual apresenta uma situação específica, considerando que à edificação original foi incorporada no início do século 20 um anexo para servir como Gabinete do Intendente, novidade relativamente recente para a época, considerando a proclamação da República e a queda da Monarquia.

        Este anexo apresenta situações que  destoam da proposta original do projeto da edificação, de buscar equilíbrio entre os dois lados da planta baixa. O prédio original dividido no centro, rebatia-se equilibradamente de um lado para o outro nas suas dimensões externas.

       O anexo construído posteriormente para acomodar o Intendente mudou esta configuração, exigindo, na época e agora, soluções arquitetônicas específicas. 


      Na reunião desta segunda-feira, convocada pela Coordenadora Geral Arquiteta Elizabeth Thomsen, confirmou-se a proposta da solução aprovada no projeto de restauro.




RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL


          Um indicativo de patologia estrutural grave, na fachada principal, começa a ser enfrentado na execução do restauro.

         Avalia-se que vários motivos a causaram, como ação de raízes de árvores que foram removidas, agressão continuada de infiltrações e umidades por deficiência de escoamento de águas pluviais e, o mais grave, a movimentação de veículos pesados no trânsito da praça Balthazar de Bem. 



           A patologia acima referida é a mais grave de todas, apresentando a edificação outras semelhantes mas em menor grau de preocupação.

         Os arquitetos do Movimento pela Restauração já solicitaram ao Prefeito Neiron Viegas o impedimento total da circulação de veículos pesados no entorno do Paço Municipal, do Chateau D'Eau e da Catedral Nª.Sª. da Conceição. As intensas trepidações que este tipo de transito gera são extremamente nocivas à estrutura das edificações tombadas localizadas no Centro Histórico.

          O Prefeito comprometeu-se em adotar providências efetivas que resultem em proteção imediata às edificações que compõem aquele conjunto arquitetônico.




RECUPERAÇÃO DA PAREDE DE TAIPA DE MÃO


         Segue em ritmo firme e cuidadoso a recuperação da parede de taipa de mão, que delimita a antiga Sala do Júri, depois Câmara de Vereadores e mais ao fim do tempo de uso, pela Procuradoria Jurídica do Município de Cachoeira do Sul.





ESQUADRIAS EXTERNAS



       Segue, também, em ritmo constante o trabalho de restauração e/ou reconstrução das esquadrias externas, seguindo o levantamento cadastral e estudo: "Analise das Esquadrias" (realizado pelos colaboradores Mateus Melo, Bruna Muller e Renato Thomsen), assim como a proposta técnica do projeto de restauro elaborado pelo arquiteto Júlio Ramos.


______________________________________







Nenhum comentário:

Postar um comentário