terça-feira, 29 de julho de 2014

Vistoria / Troca de peças

          Na manhã de hoje os Arquitetos Osni Schroeder, Aline da Rosa e Elizabeth Thomsen fizeram uma vistoria nas obras de recuperação do telhado do Paço Municipal. Os Sargentos Rauber e Peixoto acompanharam os profissionais e atualizaram informações sobre o estado das peças de madeira que devem ser substituídas.



TROCA DAS PEÇAS DE MADEIRA



          Algumas peças de madeira, que a primeira vista não pareciam comprometidas pela ação de cupins, mostram-se com uma inspeção mais atenta comprometidas na sua capacidade estrutural e necessitam, portanto, serem trocadas. As peças de madeira substitutas são rigorosamente iguais em dimensões e posicionamento estrutural.







TRATAMENTO ANTI-INSETOS



             Ao final dos trabalhos de recuperação da cobertura principal do prédio do Paço Municipal, com telhas arrematadas e a subcobertura colocada em toda a extensão, está programado um trabalho profissional com aplicação de produto específico para controle de cupim. Esta ação preventiva será executada por técnicos especializados, com uso de equipamentos de proteção individual e coletiva adequados e com produtos realmente eficientes, autorizados na sua comercialização pelo Ministério da Agricultura. Pelo alto risco de contaminação tóxica, durante este trabalho, o prédio inteiro estará interditado para pessoas estranhas à operação de combate e controle de insetos xilófagos.




PEITO DE POMBA


         O acabamento típico de espigões, denominados "peitos de pomba", são uma das características arquitetônicas nos espigões do telhado leste do prédio do Paço Municipal. Há condições técnicas de serem refeitos com as telhas novas que serão colocadas. Decidiram os arquitetos integrantes do Movimento pela Restauração, tentar manter os peitos de pomba originais da cobertura, destacando-os ainda mais pelo contraste entre as telhas antigas e as substitutas novas.

              
              Ainda não há uma certeza do perfeito encaixe do novo com o antigo, por isso registra-se agora a intenção e a tentativa de criar este destaque, se possível, de preservação histórica na cobertura do telhado superior. 


_____________________________________________________


FUNDIÇÃO


             Os cravos de ferro utilizados na cobertura do Paço Municipal, em locais onde as peças estão sendo substituídas, estão sendo guardados para registrarem a sua história e a da época da edificação.
            Será que a fundição destas peças de ferro foi realizada em terras cachoeirenses, ou chegou pelo rio Jacuí para serem usadas no prédio do Paço Municipal?

Quem poderia contar a história destas peças de ferro, ou imaginá-la?


_____________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário