segunda-feira, 14 de julho de 2014

Subcobertura em andamento / Demandas



SUBCOBERTURA

      Continuaram hoje os trabalhos de execução da subcobertura composta de folhas de aluzinco, que é um telhado metálico interno (abaixo das telhas de cerâmica) para garantir que eventuais umidades que passem pela primeira camada não escorram para o futuro forro de madeira, após o restauro.





       Os trabalhos da equipe do SGT Peixoto foram acompanhados pelos arquitetos Osni SchroederElizabeth Thomsen - Coordenadora Geral e Aline da Rosa, contratada pelo Município para prestar serviços junto à restauração do prédio do Paço e em outras obras do Município.





__________________________________________


RIPAMENTO

      O projeto de ripamento de madeira (parte da cobertura em que as telhas se apoiam) foi decidido hoje.


      Havia a proposta de ripamento em dois sentidos, sugerida por integrantes do movimento e pelo projeto de restauro. Havia também a proposta do fabricante da telha, Cláudio Vogel, que propunha ripamento de apoio para a telha de canal, além de uma peça de madeira para descanso da telha de capa.



      Foi decidido o uso da técnica sugerida no projeto de restauro e pelos integrantes do grupo. Ressalte-se que as duas propostas são viáveis tecnicamente e garantem a segurança e impermeabilização da cobertura da edificação.


________________________________________________


NOVAS DEMANDAS

        À tarde, quando integrantes do Movimento pela Restauração do Paço Municipal vistoriavam detalhes da fachada frontal, encontraram-se com o Secretario Municipal de Planejamento Cristiano Schumacher.



         Além de um breve relato sobre as atividades em execução na obra de recuperação do Paço Municipal, conversou-se sobre o estado deplorável em que se encontra a edificação histórica da Estação Ferroviária da Ferreira.




        Na atual conjuntura, a estação da Ferreira é uma demanda da comunidade que foi deixada para trás, considerando-se a urgência e a importância histórica da pronta restauração do prédio do Paço Municipal.






Um comentário:

  1. A realidade é que nunca existiu uma cultura de preservação de predios historicos....nunca tivemos a cultura de preservar mantendo em boas condiçoes...isso infelizmente nunca existiu....e nem apoio financeiro que permitisse isso....infelizmente...
    Se existisse nao necessitaria um restauro tao profundo, honeroso e trabalhoso....mas o que resta atualmente é salvar essas belezas arquitetonicas da forma que for possivel....para que outras geraçoes possam apreciar essas belas obrar arquitetonicas..
    Parabens a todos envolvidos pelo belo trabalho que estao desenvolvendo
    Abraços Alex

    ResponderExcluir