quarta-feira, 9 de julho de 2014

Avanços

           Mais um dia de tempo seco possibilitou um significativo avanço na montagem dos novos caibros, na parte frontal do pavimento superior, assim como a continuação do trabalho de imunização contra cupins.


      O tratamento químico está sendo aplicado pontualmente em spray, nos orifícios que são localizados nas madeiras da estrutura original que pode ser preservada (por não estar comprometida e continuar sólida). Depois é feita uma aplicação geral com trincha em toda a área.
       


PREPARAÇÃO PARA O NOVO TELHADO

          O dia de hoje foi um dia de definições técnicas, todas elas balizadas pelo projeto de restauro elaborado pelo arquiteto Júlio Ramos.

         A colocação de um subtelhado de material leve é uma prescrição do projeto de restauro que atende orientação do IPHAN, para restauros em prédios tombados. Esta solução preventiva, traz um grau de maior dificuldade para o restauro, considerando a característica construtiva original do telhado superior do Paço Municipal.



       


-----------------------------------------------------------------------------


       Também hoje, foi definida uma solução que mantenha a originalidade da conformação das abas de telhado e atenda à determinação técnica do subtelhado. 


MONTAGEM DAS TELHAS

        Com a participação de todos, Arq Elizabeth Thomsen, Arq Osni Schroeder, Sargento Vanderlei Rauber, executor pelo 3º BECmb da mão de obra, Sargento Rodolfo Peixoto e toda a equipe de soldados, foi realizado um momento de discussão para verificação da melhor forma de montagem das novas telhas de barro que serão utilizadas na cobertura.  O resultado foi uma simulação de parte do telhado, para estudo prático. Será necessária a execução de ripamento em dois sentidos para garantir a perfeita estabilidade das telhas e a integridade do telhado.



SOLDADOS

          O 3º BECmb de Cachoeira do Sul (Batalhão Conrado Bittencourt) é reconhecido no Comando Militar do Sul como uma unidade de excelência em obras de construção, especialmente na recuperação de coberturas de edificações de unidades militares pelo estado do Rio Grande do Sul. Por isso, a confiança dos integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, manifestada na sugestão aceita pelo Executivo Municipal de que essa etapa tivesse a participação efetiva desta nossa unidade do Exército. 





____________________________________________________________



       Os soldados, registrados na foto abaixo, hoje adquirem maior experiência na execução de coberturas de prédios, entre outras atividades de engenharia, conhecimentos estes que levarão consigo para toda a sua vida futura.

      A eles, o nosso obrigado.

Equipe do 3º BECmb
 1. Eliezer  - 2. Alfredo Henrique Garbin Haas - 3. Douglas Antoninho Pagani de Castro
4. Douglas Fortes da Fonseca - 5. Davyd Nicholas de Almeida Gonçalves 
6. Leonardo Matheus Bittencourt Jardim - 7. Gabriel Bertaco Correa
8. Claudio Felipe Labres de Castro - 9. Gabriel Nascimento de Oliveira
10. Ariel Eichemberg de Castro



Esta foto é uma das maneiras de reconhecimento ao trabalho destes
 incansáveis batalhadores, comandados pelos Sargentos Rauber e Peixoto,
assim como ao 3º BECmb que, indiscutivelmente, é um grande motivo
de orgulho para a comunidade de Cachoeira do Sul.

____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário