segunda-feira, 19 de maio de 2014

CHEGOU O GRANDE DIA


         O dia 19 de maio de 2014 amanheceu para marcar uma data importante para a comunidade cachoeirense:

       Serão iniciados os trabalhos preliminares de restauração do prédio histórico do Paço Municipal, que são o escoramento estrutural do entrepiso de madeira e da estrutura da cobertura principal, assim como a reconstrução do telhado superior.

     Os trabalhos serão executados pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate, chancelados por acordo de cooperação firmado com o Município de Cachoeira do Sul e acompanhados pelo Movimento Pela Restauração do Paço Municipal que é coordenado pela Arquiteta Elizabeth Thomsen.
     O 3º BE Cmb estará representado nos trabalhos pelo Capitão Marcos R. F. Prado, pelo Sargento Vanderlei Rauber, pelo Sargento Rodolfo Peixoto X. Rodrigues e por um grupo de soldados designados especialmente para esta atividade.

     O projeto de escoramento estrutural e recuperação da cobertura superior terão as definições e responsabilidade técnica do Arquiteto Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho Osni Schroeder, do Arquiteto Thiago F. Cazarotto, da Arquiteta Aline da Rosa e da Arquiteta Elizabeth Thomsen.



FOTO NA FRENTE DO PAÇO
          Às 9 horas da manhã, reuniram-se integrantes de Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, representantes da Prefeitura Municipal e do 3º BE Cmb, para registrar o início dos trabalhos de restauração, com uma foto em frente ao prédio do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.


        O momento foi de muita emoção, pela ausência física do companheiro de lutas em proteção ao nosso Patrimônio Histórico, Engenheiro Civil Danilo Alves Cunha que encontra-se hospitalizado, mas marcou simbolicamente sua presença enviando seu capacete de proteção com a marca do COMPAHC.



REUNIÃO DE TRABALHO
        No gabinete do Prefeito Municipal, Neiron Viegas, aconteceu uma reunião de trabalho entre os protagonistas do processo de restauração do prédio histórico. Nela foram definidas as primeiras ações estratégicas para os trabalhos que se iniciam.





REUNIÃO NO PAÇO
      No interior da edificação do Paço Municipal foi realizada uma primeira reunião de trabalho, onde foi exposto pela Coordenadora Geral Arq. Elizabeth Thomsen e pelo Coordenador Adjunto Arq. Osni Schroeder, alguns princípios de fundamental importância para o sucesso dos trabalhos:


       O primeiro foi de registrar a todos a importância histórica da obra que se inicia.

      O segundo princípio é o de trabalhar com segurança, utilizando equipamentos de proteção coletiva e individual além de respeitar rigorosamente as normas técnicas definidas para o trabalho em altura.

      Registrou-se, também, a diferença de trabalhar num prédio de 150 anos tombado para restauração, com uma construção contemporânea, pois num prédio histórico tombado, especialmente em trabalhos preliminares como os que se iniciam, uma regra que não pode ser quebrada é a de manter as condições originais encontradas no prédio, até que o restauro definitivo chegue até elas. Nada pode ser removido, modificado ou demolido sem que se observe as determinações especificadas no projeto de restauro.

      Já como treinamento de circulação interna no prédio, efetuou-se uma vistoria no mesmo, delimitando-se as áreas de deslocamentos específicas e mais seguras.






PRÓXIMOS PASSOS

 1. Retirada, com acesso externo por guincho móvel do 3º BE Cmb, de telhas da cobertura principal que estão em situação de cair para dentro da edificação.

 2. Definição da demarcação de áreas livres para circulação e de gestão de acesso de pessoas estranhas ou não autorizadas, aos trabalhos agora iniciados.

 3. Proteção total das paredes divisórias internas do pavimento superior, visando garantir sua integridade física original, considerando ser de uma técnica construtiva (parede de taipa de mão) praticamente extinta e em desuso no Rio Grande do Sul.

 4. Organização do canteiro de obras, com  destinação para depósito e guarda de ferramentas e materiais de construção a serem utilizados nos trabalhos.


    ___________________________________________________




 Presenças na reunião do dia 19:
  José Esber - Bianca Nunes -  Cristina Mor - Thiago Cazarotto - Ione Rosa - Mirian Ritzel - Jonas Friedrich - Jussara Garske
Vanderlei Rauber -  Osni Schroeder -  Elizabeth Thomsen - Neiron Viegas - Aline da Rosa - Marcos Prado - Rodolfo Peixoto
Tito Bernardi -  Nicholas Gonçalves - Gustavo Vargas - Carlos Henrique da Silva - Ariel Eichenberg - Felipe Santos
Alfredo Haas - Maicon da Silva -  Ione Sanmartin Carlos -  Mauricio Vieira da Cunha - Renato F. Thomsen

__________________________________________________________________________________





Imprensa


      O Jornal O Correio, edição de 20 de maio de 2014, publicou reportagem na sua página 08 sobre o começo da recuperação do prédio do Paço Municipal além de um breve histórico das origens da edificação e da luta do Movimento pela Restauração, desde 2012.


      O Jornal do Povo, edição de 20 de maio de 2014, dedicou sua capa e a página 10 com a notícia do início das obras de recuperação do Paço Municipal.
      Também dissertou sobre a história e utilizações que a edificação teve durante os seus 150 anos de existência.







Um comentário: