quinta-feira, 4 de julho de 2013

Reunião semanal - 04/07/2013

MOVIMENTO SE MANIFESTA
Presenças na reunião do dia 04:
Danilo Alves da Cunha - Osni Schroeder - Claiton F. Nazar
Hugo R. Filippini - Aline da Rosa - José Delmar Esber
Renato Thomsen - Elizabeth Thomsen


             O Arquiteto Osni Schroeder, Coordenador Adjunto do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, manifestou-se no sentido de apoiarmos a provável decisão da Prefeitura de Cachoeira do Sul em contratar o Arquiteto Júlio Ramos, para desenvolver o projeto de restauro do prédio do Paço Municipal Cachoeirense

E são muitos os argumentos para que isto aconteça:

 - O Arqtº Júlio Ramos tem apoiado sistematicamente o nosso trabalho voluntário, orientando-nos em diversos assuntos técnicos, inclusive participando de reuniões do Movimento pela Restauração.
- O profissional tem ainda um currículo invejável na área de restauração de edificações históricas e foi sensível ao prazo muito curto que temos para apresentar o projeto de restauro, condição necessária para a liberação de recursos junto ao BADESUL.
- Este experiente restaurador habilitou-se a nos auxiliar, cobrando um valor de honorários praticamente simbólico, considerando a alta complexidade do projeto de restauro, o Registro de Responsabilidade Técnica e os custos de deslocamento e hospedagem que terá, pois reside na cidade de Venâncio Aires/RS e terá o assessoramento do Engenheiro Ronaldo Basso, da mesma cidade.
- O Sr. Prefeito Neiron Viegas está pressionado pelo Ministério Público para recuperar o prédio histórico do Paço Municipal imediatamente, com ameaça de penalizações e multas diárias. Esta pressão, justa no entender o Movimento pela Restauração, acontece pelo descaso com o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o MP e administrações passadas, em 2007, a fim de restaurar a edificação.  

Como movimento comunitário, entendemos que
a contratação do Arqtº Julio Ramos atende aos
princípios de economicidade e transparência
 na aplicação legal de recursos públicos.

      Este posicionamento oficial do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, visa apoiar a decisão do Chefe do Poder Executivo Municipal, que determinou à Procuradoria Jurídica do Município de Cachoeira do Sul analisar a possibilidade de contratação direta do Arquiteto Julio Ramos, notável expert em restauro de prédios históricos tombados.

-------------------------------------------------------

     A Arqtª Elizabeth Thomsen, Coordenadora Geral do Movimento, agradeceu ao Arqtº Osni Schroeder, Engenheiro de Segurança no Trabalho, que está orientando as providências para a garantia de segurança dos colaboradores que trabalharão nesta primeira etapa de escoramento e recuperação da cobertura superior da edificação.

    A empresa Metalúrgica SCREW vai disponibilizar andaimes metálicos para uso na obra, e o seu técnico de segurança, Sr. Dionas Fontoura, que nas suas horas vagas apoiará com seu conhecimento técnico a implantação de procedimentos seguros para trabalhos em altura.

     A reunião transcorreu com o relato da Arqtª Elizabeth Thomsen, sobre detalhes novos da edificação, que continuam sendo descobertos a cada vistoria. Reportou vistorias que foram realizadas, uma com a participação do Engenheiro Jorge Ilha e outra com o especialista em esquadrias de madeira, Sr. Nelson Anversa.

     Também foi debatida a preocupação com um quadro pintado pelo artista Luis Figueiredo, o popular Chico Bentinho, que estava no saguão principal do Paço Municipal e hoje está exposto no saguão da Secretaria de Administração e da Fazenda, no prédio do antigo Fórum. Discutiu-se a vulnerabilidade do quadro, em virtude do local desprotegido onde se encontra.


Cada vez mais fica consolidada
a necessidade de restauração
 daquele nosso bem histórico.

          É um dos poucos exemplares restantes no Brasil, onde se reuniam num mesmo prédio: Câmara, Justiça e Cadeia. E é uma edificação, como poucas, ainda em condições de restauro, o que a torna quase única no nosso país.


         Pelo acima exposto, necessitamos total mobilização buscando saídas legais e transparentes para viabilizar, com urgência, a restauração plena do Paço Municipal Cachoeirense, ainda que pelo caminho sejamos dolosamente expostos a eventuais críticas, que sempre serão encaradas como um fator de estímulo ou até de correção de rumos.
foto:  Claiton F. Nazar
----------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário