sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Reunião Semanal com convidados

            Na reunião de ontem, 07 de fevereiro de 2013, a Coordenadora Geral do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, Arqtª Elizabeth Thomsen abriu os trabalhos relatando ações para definições da recuperação da cobertura principal do prédio histórico. Apresentou aos presentes um exemplar de telha contemporânea, que tem idênticas dimensões, contornos e inclinações das telhas antigas que cobrem aquela edificação.


        Na reunião aconteceu o retorno do Delegado João Silveira Goulart ao grupo de voluntários. Também compareceu a Arquiteta Flávia Tischler, uma das responsáveis pela elaboração do projeto para o Memorial Nacional do Arroz, nas dependência do IRGA de Cachoeira do Sul.

       O Sr. Prefeito Neiron Viegas, participou de uma parte da reunião, quando relatou ações na recente viagem a Brasília/DF, relativas à viabilização da restauração do Paço Municipal. Informou ter apresentado à Ministra Martha Suplicy, documentação montada pelo Movimento que ressalta a importância histórica do Paço, as condições precárias da edificação, e o planejamento para sua restauração.  A documentação foi protocolada, aos cuidados da Ministra no Ministério da Cultura, segundo afirmou o Prefeito. 

        O Coordenador Adjunto do Movimento, Arqtº Osni Schroeder, ressaltou ao Sr. Prefeito a importância da desocupação imediata da edificação do Paço Municipal, para que se tenha condições de iniciar os trabalhos de escoramento e recuperação emergencial da cobertura. O Sr. Prefeito afirmou que a desocupação está em andamento, trabalho que apresenta a dificuldade momentânea de realocar adequadamente alguns documentos lá depositados, os quais têm importância histórica para o Município de Cachoeira do Sul e que por isto devem ser catalogados e trabalhados com o máximo cuidado. 

        Informou o Sr. Prefeito Neiron Viegas que autorizará o início de processo de compra das telhas contemporâneas para o telhado principal, no piso superior do Paço Municipal e que ainda conferirá as promessas de doações de madeiras feitas por cidadãos e empresas cachoeirenses assim como todos os outros materiais necessários para o início efetivo das obras.


----------------------------------------------------------------------

        Na sequência da reunião, aconteceu a presença do Arqtº Júlio Cesar de Campos Ramos e do Engº Civil Ronaldo Luis Basso, da cidade de Venâncio Aires, que a convite do grupo vieram trazer sua experiência em processos de restauração. O Arquiteto Júlio Cesar, que é autor de várias restaurações no estado como a Igreja Matriz de Santo Amaro, dissertou sobre os princípios básicos que devem estar presentes num processo de restauro, conhecimento transmitido que será de muita valia para os integrantes do Movimento na tomada de decisões sobre os trabalhos no Paço Municipal. Os profissionais da cidade de Venâncio Aires entregaram um CD com fotografias e alguns dados técnicos dos trabalhos que concluíram. Eles também manifestaram sua intenção de participarem efetivamente no processo de restauração do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.

           Na parte da tarde, o Arquiteto Júlio Cesar, o Engenheiro Civil Ronaldo Basso (que, inclusive, já trabalhou em nossa cidade), a Arquiteta Elizabeth Thomsen, o Arqtº Osni Schroeder fotógrafo Renato Thomsen, estiveram no interior do Paço Municipal, avaliando as condições físicas assim como as patologias estruturais da edificação.

        O Arquiteto convidado, após analisar os problemas encontrados durante a vistoria e com base na sua larga experiência profissional, considerou plenamente viável a restauração pretendida considerando as condições atuais da edificação, manifestando-se impressionado com o setor onde originalmente estava instalada a cadeia pública de Cachoeira do Sul. Ele concordou com a decisão do Movimento de montar telhas contemporâneas novas no telhado principal, sobre um sub-telhado de aluzinco e de montar um "pano" em um dos telhados de nível mais baixo, com as telhas antigas, para que fique como registro histórico do telhado original do "casarão da Prefeitura".

        Outro detalhe, que raramente apresenta-se em razoáveis condições em edificações antigas, é a existência de paredes que apresentam a sua estrutura composta de uma linha de tábuas centralizadas, com aplicações nos dois lados de talas de coqueiro e a aplicação de argamassa como revestimento nas duas faces. Todas as paredes internas do pavimento superior apresentam esta característica e serão mantidas desta forma na restauração do prédio histórico.


Esta reunião de trabalho contou com os participantes abaixo relacionados: 

Elizabeth Thomsen - João Silveira Goulart - Danilo Alves da Cunha
Osni Schroeder - Mirian R. M. Ritzel - Renato F. Thomsen
Hugo R. Filippini - Ione Sanmartin Carlos - Bianca da Cunha Nunes
Rafael Rochembach - Eliseu Machado - Jonas Friedrich
Neiron Viegas - Michele dos Santos - Flavia Peixoto Tischler
Ronaldo Basso - Julio Ramos 




Nenhum comentário:

Postar um comentário