sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Reunião Semanal

             A reunião de ontem, 14 de fevereiro de 2013, iniciada pela Coordenadora Geral do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, foi marcada pela análise de soluções administrativas e técnicas a serem implementadas na restauração daquela edificação histórica.

            As ações concretas que todos esperamos dependem de algumas ações que estão sendo tomadas pela administração municipal, como a desocupação da edificação e a aquisição de alguns materiais (madeiras para a recuperação da estrutura da cobertura e as telhas de barro contemporâneas do tipo colonial, que serão adquiridas através de processo público de licitação).

           O Coordenador Adjunto, Arquiteto Osni Schroeder, relatou o recebimento de 50 exemplares da Revista do CREA/RS com a reportagem sobre a Recuperação da Ponte de Pedra do Botucaraí. Entregou aos presentes algumas unidades e encarregou-se de distribuir o restante aos parceiros e voluntários que auxiliaram nos trabalhos de resgate daquele importante monumento histórico.

Esta reunião de trabalho contou com os participantes abaixo relacionados:

Mirian R. M. Ritzel, Danilo A. da Cunha, Elizabeth Thomsen
Renato F. Thomsen, Bianca da Cunha Nunes, Jussara Garske
Osni Schroeder, Ione Sanmartin Carlos

------------------------------------------------------------------------------------


          O Arqtº Osni Schroeder também emitiu o parecer técnico reproduzido abaixo, endereçado à Administração Municipal de Cachoeira do Sul e ao COMPAHC, considerando decisões sobre a recuperação do telhado do prédio do Paço Municipal:



                                                                             NOTA TÉCNICA

   O presente parecer técnico tem o objetivo de consolidar considerações que fundamentaram a decisão de colocar telhas novas na cobertura da edificação do Paço Municipal, localizado na Rua Quinze de Novembro, nesta cidade.

       As telhas de barro, tipo capa e canal, formadoras da cobertura  original da edificação do Paço Municipal, estão em péssimas condições, permitindo concluir pela impossibilidade técnica da sua retirada e recolocação posterior, após os trabalhos de restauração da estrutura de madeira de sustentação do telhado.
     Uma simples inspeção visual revela que as recuperações da cobertura executadas ao longo do tempo desgastaram as telhas, alterando suas condições de impermeabilização.
    O uso relativamente recente de utilização de argamassas de cimento e areia para a recolocação de telhas e fechamento de vãos, indica que numa provável nova retirada, muitos exemplares de telhas antigas serão perdidos.
   Obrigatoriamente projeta-se uma grande perda de telhas na sua retirada, na movimentação e depósito em outro local, e posterior movimentação para recolocação na cobertura.
    O aproveitamento de telhas com deficiências como fissuras e quebrados pontuais, afetará a impermeabilização necessária da cobertura.
    Resumindo, o uso das telhas antigas na restauração da cobertura obrigatoriamente impedirá que se atinja o objetivo de impermeabilização total do telhado.
    Foi realizada uma pesquisa na cidade para verificar a possibilidade de se conseguir telhas semelhantes à originais em prédios antigos e em estado de degradação.
     Não foram encontradas unidades suficientes para a restauração da cobertura do Paço Municipal.
     Igualmente foram realizadas gestões junto às indústrias locais de fabricação de telhas de barro, no sentido de verificar a viabilidade de uma fabricação especial para a cobertura do Paço Municipal. Esta probabilidade revelou-se tecnicamente difícil e de custo alto.
    Na busca de uma solução, identificou-se que indústrias brasileiras fabricam telhas de barro do tipo capa e canal, nas dimensões das usadas na edificação do Paço Municipal, o que motivou a análise da hipótese de utilização de telhas de fabricação recente, mas em iguais dimensões de comprimento, largura, inclinação, arcos e espessura das telhas originais da edificação do Paço Municipal.

  Esta Nota Técnica, com base nas considerações apresentadas acima, sugere à administração municipal de Cachoeira do Sul o uso de telhas contemporâneas de barro do tipo capa e canal no Paço Municipal.
    Acresce à sugestão, o parecer de utilização de telhas originais retiradas da edificação, em um pano de telhado, situado em nível inferior ao central, como forma de preservar a informação sobre o sistema construtivo e materialidade das telhas originais da edificação.

    Sugere também esta Nota Técnica que o Sr. Prefeito Municipal, informado desta sugestão do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, submeta-a ao Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Cachoeira do Sul - COMPAHC.
                                                                            
                                                                                                                                        Arqtº Osni Schroeder


-------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário