quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Grupo e o Movimento

     
         Ontem à tarde, em uma reunião histórica, na sede do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de Cachoeira do Sul formou-se o Movimento pela Restauração da Casa de Câmara e Cadeia (antigo casarão da Prefeitura, tombado pelo Patrimônio Histórico).

     O Coordenador Geral do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, Arquiteto Osni Schroeder, explica abaixo os motivos deste Blog passar, a partir de agora, a reportar e dar suporte às ações de mobilização comunitária que viabilizem, em um primeiro momento, estancar o avançado estado de degradação daquele prédio histórico com um trabalho emergencial. E numa segunda etapa elaborar um Projeto de Restauro completo, através da união de Arquitetos e Engenheiros cachoeirenses, associações culturais e de serviço (AMICUS, COMPAHC, Rotary,   Batalhão de Engenharia, CDL, etc).


          "A PONTE DE PEDRA DO BOTUCARAÍ CONTINUA VIVA PORQUE A COMUNIDADE ACREDITOU SER POSSÍVEL SALVÁ-LA DE APRESSADAS CONDENAÇÕES DE MORTE.
  
         O GRUPO DE RECUPERAÇÃO DA PONTE DE PEDRA PROVOU QUE, COM A MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA, EXISTE OBJETIVO DIFÍCIL MAS NÃO IMPOSSÍVEL.

         SIMBOLIZANDO IGUAL IDENTIDADE DE PROPÓSITOS ENTRE O GRUPO DE RECUPERAÇÃO DA PONTE DE PEDRA E O MOVIMENTO PELA RESTAURAÇÃO DA CASA DE CÂMARA E CADEIA  A DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES  PARA A RESTAURAÇÃO DO CASARÃO HISTÓRICO DA PRAÇA DA MATRIZ SERÃO HOSPEDADAS NESTE BLOG.

        O SIMBOLISMO DA CONTINUIDADE  NÃO É OBRA DO ACASO, MAS EXPRESSA O OLHAR PREOCUPADO DE CACHOEIRA DO SUL PELOS SEUS VALORES.

       O MOVIMENTO PELA RESTAURAÇÃO DA CASA DE CÂMARA E CADEIA VISA, INICIALMENTE, RECUPERAR A ESTABILIDADE DAQUELE PRÉDIO HISTÓRICO, ELIMINANDO OS AGENTES AMBIENTAIS QUE AGRIDEM SUA ESTRUTURA, PARA DEPOIS, NUM MOVIMENTO ARTICULADO COM O PODER PÚBLICO E  A COMUNIDADE  PROJETAR E EXECUTAR A RESTAURAÇÃO COMPLETA DAQUELE BEM CULTURAL."



A COORDENAÇÃO DO 
MOVIMENTO PELA RESTAURAÇÃO DA CASA DE CÂMARA E CADEIA
FICOU ASSIM CONSTITUÍDA:

ARQUITETA ELIZABETH THOMSEN
COORDENADORA GERAL

ARQUITETO OSNI SCHROEDER
COORDENADOR ADJUNTO

SARGENTO VANDERLEI RAUBER
COORDENADOR ADJUNTO


TODOS SÃO BEM VINDOS 
PARA COLABORAR.


Arqtº Osni Schroeder
------------------------------------------------------------------------



          O Dr. Carlos Eduardo Florence, incansável batalhador cultural, em sua coluna no Jornal do Povo em 20 de outubro de 2012, traça um relato sobre a construção do prédio histórico e a sua emoção em lutar pela vida do antigo Paço Municipal. Suas sábias palavras ajudaram a motivar os organizadores deste movimento, que nasce para preservar este pedaço da nossa história:


         O Dr. Florence mantém em seu consultório, na rua 7 de Setembro, a lista abaixo reproduzida para coletar assinaturas de cidadãos cachoeirenses que apoiam a iniciativa e as ações do Movimento pela Restauração da Casa de Câmara e Cadeia.
         Esta mesma lista pode ser encontrada no Arquivo Histórico Municipal, Biblioteca Pública na Casa de Cultura, COMPAHC, CDL, Rotary, Clínica Veterinária Dr. Edson Salomão, UNICRED, CLAS Psicologia, Centro de Fisioterapia FISIO, Colégio Roque Gonçalves, Studio-Clínica de Condicionamento Físico e Clínica Pró-Saúde.
-----------------------------------------------------------
         A lista de assinaturas pode ser copiada e impressa. Depois de preenchida favor entregar na Casa de Cultura, na rua 7 de Setembro:


--------------------------------------------------------------


         O jornal O Correio, do Sistema Fandango de Comunicação, edição de 10 de dezembro de 2012, publicou reportagem (reproduzida abaixo) ressaltando a história assim como o abandono e a beleza do Casarão da rua XV de Novembro, com imagens que ilustram que nada foi feito, até o momento, para evitar que este belo exemplo de arquitetura do século 19 também termine em ruínas consolidadas pela inércia, como aconteceu com o desabamento e a total perda da singela originalidade da Casa da Aldeia:
--------------------------------------------------------------------------


            Registramos, abaixo, algumas imagens internas/externas do prédio histórico assim como do Grupo de Profissionais e os parceiros públicos/privados que estão prestando um trabalho voluntário, nesta primeira fase de detecção de problemas estruturais críticos:


           Clique sobre as fotos para visualizar em tela cheia



Todas as fotos acima podem ser ampliadas e copiadas para divulgação
do Movimento pela Restauração da Casa de Câmara e Cadeia
---------------------------------------------------------------------------------------

         Com satisfação comunicamos que o Movimento está ganhando muitas adesões e mensagens de apoio. Reproduzimos abaixo algumas mensagens do Fórum do Leitor do JP:

                  Agradecemos a todos que estão se manifestando positivamente para com a nossa causa e em especial ao General Ítalo Fortes Avena, grande apoiador do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra desde a sua criação.
      
------------------------------------------------------------------------------------------------------

                  O Coronel Marcus Vinícius Fontoura de Melo e sua esposa Mirian de Melo, também nos enviaram mensagem eletrônica contado que estão felizes e confiantes pelo êxito de mais esta missão do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra.
                  O Cel. Melo foi o comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, em Cachoeira do Sul, na época do início dos trabalhos de estabilização daquele monumento histórico, até   a sua reinauguração. Na próxima semana virá à nossa cidade em férias e pretende visitar o Ponte de Pedra que auxiliou a resgatar para a posteridade.

                  Este grande amigo da Ponte e do Grupo será sempre bem vindo nesta comunidade em que prestou relevantes serviços.

                   Obrigado pelo incentivo, Cel. Melo
------------------------------------------------------------
                   



Um comentário:

  1. É com satisfação que recebi e aceitei o convite para participar do Movimento pela Restauração da Casa de Câmara e Cadeia, que, por nascer dentro do mesmo grupo apoiador da Recuperação da Ponte de Pedra, dispõe de conceito e capacidade já comprovados diante da comunidade para liderar a mobilização necessária para salvarmos este monumento histórico. Nenhum município do interior do Estado possui tríade semelhante à que possuímos na Praça Baltazar de Bem. Lutemos para preservá-la. Pelo berço que tem o Movimento com certeza já nasce vitorioso. Parabéns, Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra.

    ResponderExcluir