quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Recuperação do Patrimônio Histórico Cachoeirense



O Movimento Pela Restauração da Casa de Câmara e Cadeia não para!


Clique nas imagens para visualizar em tela cheia

         Na manhã de hoje, 27/12/2012, na sede da Inspetoria do CREA, reuniu-se  mais uma vez o Movimento Pela Restauração da Casa de Câmara e Cadeia, que se propõe a viabilizar ações para restauração do prédio histórico na Praça Balthazar  de Bem.

          A reunião, coordenada pela Arquiteta Elizabeth Thomsen, Coordenadora Geral do Movimento, aprovou as seguintes ações:

1. Agendar reunião do Movimento com o Cel Brancalione, Comandante do 3º BECmb, visando construir parceria para apoio em serviços técnicos, inicialmente na recuperação da cobertura da Casa de Câmara e Cadeia e depois em obras subsequentes. 

2. Disponibilizar em nome do Movimento, o Arquiteto Osni Schroeder para auxiliar a AMICUS, no que for possível, na tramitação de documentação protocolada no Ministério da Justiça que visa mudanças estatutárias.

3. Analisar a proposta técnica de intervenção do Movimento Pela Restauração da Casa de Câmara e Cadeia, já entregue ao Sr. Prefeito Neiron Viegas, revisando compromissos e expectativas em relação à mesma.

4. Integrar como pauta obrigatória das próximas reuniões, a destinação pretendida pelo Movimento para o prédio da Casa de Câmara e Cadeia.

5. Apresentar formalmente o Movimento e seu projeto, ao Sr. Prefeito Neiron Viegas quando este já estiver empossado na função de Prefeito Municipal de Cachoeira do Sul.

          Na reunião também foi apresentado o relato do integrante do Movimento, Engº Civil Danilo Alves Cunha, também presidente do COMPAHC, sobre contatos que fez com o IPHAE, relativos a viabilização de recursos para restauração de edificações tombadas. O relato sugeriu que adequemos nossas edificações valiosas do ponto de vista histórico e cultural às exigências da legislação financiadora de recursos para restauração e conservação.

         Manifestou-se também na reunião o Arquiteto Gabriel Prates, propondo sugestões ao Movimento para a restauração pretendida, trazendo também sua experiência no projeto acadêmico de restauração do Cine Theatro Coliseu para uso cultural, que apresentou à comunidade cachoeirense no ano de 2012.

     





       

          


O Arqtº Prates, com este projeto, mostrou que é perfeitamente possível resgatar o espaço posterior à fachada histórica para novamente incentivar a cultura e a diversão, preservando as características raras daquela estrutura já tombada pelo Município de Cachoeira do Sul

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário