sexta-feira, 13 de março de 2020

CACHOEIRA DO SUL - 200 anos

Bela que só Ela


          Cachoeira do Sul, ao completar 200 anos em 2020, estimulou um grupo de cachoeirenses ligados à cultura, a marcar esta data tão importante com um documento que registra para a posteridade, em imagens e textos, o que foi o nosso passado, o que é o presente e qual a perspectiva do futuro.

          Optou-se por este formato inovador, destacando o Patrimônio Histórico legado pelos nossos antepassados, oposto ao livro de Benjamin Camozzato em celebração aos 100 anos de Cachoeira, que era mais informativo da economia e da história.

          Inicialmente um grupo de WhatsApp, denominado Cultura Cachoeira do Sul, foi o meio onde este sonho alçou voo para uma realidade que se consolida a cada dia, unindo praticamente todos os participantes oriundos dos grupos de voluntários pelo restauro da Ponte de Pedra e do Paço Municipal.

          Os parceiros começaram a se reunir, definindo a publicação como um livro-arte com encadernação de alta qualidade, próprio para presentear terceiros, expor na mesa da sala, do escritório e estar no coração dos cachoeirenses.

          Hoje a formatação do livro, com suas imagens e textos, está praticamente consolidada com trabalho a várias mãos, da historiadora Mirian Ritzel, do idealizador Eduardo Florence, dos parceiros Ione Carlos, Armando Fagundes, Elizabeth Thomsen, Marô Vieira da Silva, Renato Thomsen, Robispierre Giuliani, Cesar Roos entre tantos outros.

          A captação de recursos junto à comunidade está sendo comandada pela AMICUS (Associação Cachoeirense dos Amigos da Cultura), na pessoa da presidente Marisa Sari, sua diretoria e outros parceiros na viabilização da publicação, sendo fantástica a repercussão junto a empresários cachoeirenses que se associam ao projeto gráfico.

          O nome do livro, sugestão da parceira Marô Vieira da Silva, é CACHOEIRA DO SUL  #belaquesóela  -  200 anos.

           A publicação está a cargo da empresa cachoeirense Gráfica Jacuí.

          Presentemente há a expectativa de se editar 1000 livros, ficando uma parte dos exemplares com os parceiros contribuintes da publicação e outra com a AMICUS, que os fará chegar em outras instâncias da comunidade cachoeirense.

Osni Schroeder








Um comentário:

  1. Cachoeira do Sul #belaquesóela é um projeto que visa elevar a nossa terra e celebrar os seus 200 anos condignamente.

    ResponderExcluir