Voluntários integrantes do Grupo Ponte de Pedra relataram suas experiências bem sucedidas em Cachoeira do Sul, no Workshop sobre Patrimônio Histórico de Caçapava do Sul. |
O II Workshop Cultural “Patrimônio Merece Respeito”, realizado nos dias 16 e 17 de novembro, no Auditório do Instituto de Educação Dinarte Ribeiro, em Caçapava do Sul/RS, teve como pauta as edificações históricas Caçapavanas já tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE), visando o debate para os caminhos da desburocratização no restauro, revitalização da edificação e entorno, para a preservação deste Patrimônio.
O Poder Público Municipal proferiu sua visão para os “Caminhos da Desburocratização para a preservação do Patrimônio Histórico”. Estiveram presentes os Promotores de Justiça Diogo Gomes Taborda do Ministério Público Estadual, Professor e Historiador João Timótheo Machado da Secretária Municipal de Cultura e Turismo e Vereador Silvio Tolfo Tondo da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul. A sessão foi mediada pelo Professor e Geólogo Felipe Guadagnin da Unipampa.
Experiências bem sucedidas na valorização do Patrimônio Histórico e Cultural foram apresentadas pela Arquiteta Adriana Pagliani Ança Professor e Secretário de Cultura e Turismo de Jaguarão de 2010 a 2016, Alencar Porto, para a cidade de Jaguarão. E da cidade de Cachoeira do Sul, apresentadas pelos técnicos: Líder do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, Arquiteto Osni Schroeder, Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural de Cachoeira do Sul (COMPAHC), Ione Sanmartin Carlos, Vice- Presidente do COMPAHC e Pesquisadora do Arquivo Municipal, Mirian Ritzel, Coordenadora do Movimento de Restauração do Paço Municipal, Arquiteta Elizabeth Thomsen e o Fotógrafo/Blogger Renato Fontanari Thomsen.
Os palestrantes Caçapavanos fizeram os diagnósticos dos bens tombados pelo IPHAN: Forte D. Pedro II por Professora Fátima Beatriz Paz e Arquiteta Alice Leal Vivian, e IPHAE: Casa dos Ministérios por Historiador Euclides Torres e Professor João Batista Henriques; Casa Borges de Medeiros pela Advogada Maria Berenice Gervasio Cheuiche; Centro Municipal de Cultura por Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul, João Timótheo Machado e Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Caçapava do Sul, Flávio Monteiro. O Patrimônio Imaterial foi defendido pela Professora Catia Cilene Moraes Dutra.
Ainda foram apresentados dentro de tema: Company Town adotado por Baby Pignatari nas Minas do Camaquã pelo Historiador José Deni Rodrigues Silveira e “Aspectos Visuais do Patrimônio de Portugal” por Isa Dóris Teixeira de Macedo.
Oportunamente, ocorreu uma homenagem ao escritor jaguarense Aldyr Garcia Schlee, Doble chape, pelo jornalista e historiador João Alberto dos Santos e Professor Alencar Porto.
Também, no ambiente do evento foi exposto um varal de livros históricos de Caçapava do Sul e outro de fotografias com o tema “Caçapava Aérea”.
Lia Motta - Arquiteta do IPHAN
"As cidades vão sendo construídas, apropriadas e reapropriadas, sempre se transformando sobre os objetos do passado. São como um livro, podem ser lidas, contam uma história, passam a provocar questionamentos, e, ao mesmo tempo, proporcionam respostas fundamentais para o conhecimento da história e da cultura dos homens que as construíram e utilizaram este lugar. É importante valorizar exemplares de outras épocas por representarem outro período da história, pois possibilitam aproximar cada cidadão das referências de sua cultura e de pertencer a um determinado grupo social e lugar, fazendo laços e fazer valer o direito que cada um tem de prolongar a vida dos objetos de sua lembrança, história e identidade."
Lislair Leão Marques - Organizadora do Workshop
Biblioteca e Museu de Caçapava do Sul/RS |
Clique no Link abaixo, para acessar o Blog
Caminhos do Sul da América, de Lislair Leão
Marques - Caçapava do Sul / RS:
O evento foi uma promoção do Projeto “Caminhos do Sul da América”, que juntamente com a comunidade Caçapavana, busca criar caminhos para a desburocratização associada ao restauro e preservação do Patrimônio Histórico e Cultural local.
A programação envolveu palestras, painéis, experiências bem-sucedidas no setor das cidades de Jaguarão/RS e Cachoeira do Sul/RS, exposições fotográficas e atividades culturais.
____________________
Perfeita a frase da organizadora do II Workshop e defensora do patrimônio histórico-cultural Lislair Leão!
ResponderExcluir