sábado, 24 de novembro de 2018

EVENTOS - Workshop Cultural em Caçapava do Sul (17/11/2018)


Voluntários integrantes do Grupo Ponte de Pedra relataram
suas experiências bem sucedidas em Cachoeira do Sul, no
Workshop sobre Patrimônio Histórico de Caçapava do Sul.


       O II Workshop Cultural “Patrimônio Merece Respeito”, realizado nos dias 16 e 17 de novembro, no Auditório do Instituto de Educação Dinarte Ribeiro, em Caçapava do Sul/RS, teve como pauta as edificações históricas Caçapavanas já tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE), visando o debate para os caminhos da desburocratização no restauro, revitalização da edificação e entorno, para a preservação deste Patrimônio.


     O Poder Público Municipal proferiu sua visão para os “Caminhos da Desburocratização para a preservação do Patrimônio Histórico”.  Estiveram presentes os Promotores de Justiça Diogo Gomes Taborda do Ministério Público Estadual, Professor e Historiador João Timótheo Machado da Secretária Municipal de Cultura e Turismo e Vereador Silvio Tolfo Tondo da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul. A sessão foi mediada pelo Professor e Geólogo Felipe Guadagnin da Unipampa.


Participaram da abertura do evento o Promotor de Justiça, Diogo Taborda,
o Secretário de Cultura e Turismo, João Thimóteo, o Vereador Silvio Tondo,
o Ex-Prefeito Zauri Tiaraju de Castro, historiadores, professores e juristas.

     Experiências bem sucedidas na valorização do Patrimônio Histórico e Cultural foram apresentadas pela Arquiteta Adriana Pagliani Ança Professor e Secretário de Cultura e Turismo de Jaguarão de 2010 a 2016, Alencar Porto, para a cidade de Jaguarão. E da cidade de Cachoeira do Sul, apresentadas pelos técnicos: Líder do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, Arquiteto Osni Schroeder, Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural de Cachoeira do Sul (COMPAHC), Ione Sanmartin Carlos, Vice- Presidente do COMPAHC e Pesquisadora do Arquivo Municipal, Mirian Ritzel, Coordenadora do Movimento de Restauração do Paço Municipal, Arquiteta Elizabeth Thomsen e o Fotógrafo/Blogger Renato Fontanari Thomsen.


      Os palestrantes Caçapavanos fizeram os diagnósticos dos bens tombados pelo IPHAN: Forte D. Pedro II por Professora Fátima Beatriz Paz e Arquiteta Alice Leal Vivian, e IPHAE: Casa dos Ministérios por Historiador Euclides Torres e Professor João Batista Henriques; Casa Borges de Medeiros pela Advogada Maria Berenice Gervasio Cheuiche; Centro Municipal de Cultura por Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul, João Timótheo Machado e Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Caçapava do Sul, Flávio Monteiro. O Patrimônio Imaterial foi defendido pela Professora Catia Cilene Moraes Dutra.

    Ainda foram apresentados dentro de tema: Company Town adotado por Baby Pignatari nas Minas do Camaquã pelo Historiador José Deni Rodrigues Silveira e “Aspectos Visuais do Patrimônio de Portugal” por Isa Dóris Teixeira de Macedo.

    Oportunamente, ocorreu uma homenagem ao escritor jaguarense Aldyr Garcia Schlee, Doble chape, pelo jornalista e historiador João Alberto dos Santos e Professor Alencar Porto.


    Também, no ambiente do evento foi exposto um varal de livros históricos de Caçapava do Sul e outro de fotografias com o tema “Caçapava Aérea”.


       "Cidades não são apenas ruas para ir e vir, onde se alinham prédios nos quais se mora e trabalha, mas também lugares que surgiram e se modificaram ao longo dos anos, mudando de cara, revelando a história de determinado número de pessoas que foi ali viver". 
Lia Motta - Arquiteta do IPHAN

      "As cidades vão sendo construídas, apropriadas e reapropriadas, sempre se transformando sobre os objetos do passado. São como um livro, podem ser lidas, contam uma história, passam a provocar questionamentos, e, ao mesmo tempo, proporcionam respostas fundamentais para o conhecimento da história e da cultura dos homens que as construíram e utilizaram este lugar. É importante valorizar exemplares de outras épocas por representarem outro período da história, pois possibilitam aproximar cada cidadão das referências de sua cultura e de pertencer a um determinado grupo social e lugar, fazendo laços e fazer valer o direito que cada um tem de prolongar a vida dos objetos de sua lembrança, história e identidade."
Lislair Leão Marques - Organizadora do Workshop


Biblioteca e Museu de Caçapava do Sul/RS





Clique no Link abaixo, para acessar o Blog

Caminhos do Sul da América, de Lislair Leão

Marques - Caçapava do Sul / RS:







        O evento foi uma promoção do Projeto “Caminhos do Sul da América”, que juntamente com a comunidade Caçapavana, busca criar caminhos para a desburocratização associada ao restauro e preservação do Patrimônio Histórico e Cultural local. 
       A programação envolveu palestras, painéis, experiências bem-sucedidas no setor das cidades de Jaguarão/RS e Cachoeira do Sul/RS, exposições fotográficas e atividades culturais.

____________________


Um comentário:

  1. Perfeita a frase da organizadora do II Workshop e defensora do patrimônio histórico-cultural Lislair Leão!

    ResponderExcluir